Apaixonada por Feltros: A loja onde “os sonhos saltam do papel e viram realidade”

É na Rua Cidade Ponta Delgada, no Montijo, que encontramos a Apaixonada por Feltros, um atelier e retrosaria com trabalhos artesanais e peças de decoração personalizadas feitas em feltro e tecido.

O espaço, localizado perto da Escola Básica D. Pedro Varela, é recente, mas o negócio já existe online há sete anos. A pequena loja “é o lugar onde os sonhos saltam do papel e viram realidade”, com as prateleiras cheias de feltros de todas as cores e tecidos com os mais variados padrões prontos a ganhar forma.

Neri Crespo, proprietária da Apaixonada por Feltros, vende os materiais e realiza vários trabalhos com recurso aos mesmos, desde bonecos para decoração de quartos e festas, a grinaldas, molduras e outras lembranças.

Neri sempre se dedicou ao artesanato, “é uma coisa de família, a minha avó é rendeira e a minha mãe também”. Quando veio do Brasil para Portugal trabalhou como vendedora numa loja, mas em 2013, durante o período da crise, começou a fazer artesanato com o feltro e a vender as suas peças online.

“Tenho uma amiga que trabalha com feltro e admiro muito o trabalho dela. Como já sabia fazer o ponto caseado, que é um ponto bem pequeno, mas necessário para que as peças fiquem uniformes e bem acabadas, decidi arriscar”, conta.

Há dois anos, após o nascimento do seu filho, Neri decidiu abrir o espaço físico para a Apaixonada por Feltros, mas o forte das vendas continua a ser online. “O espaço ainda não é muito conhecido, mesmo as pessoas do Montijo ainda não conhecem a loja. Procurámos lojas no centro da cidade, mas os preços eram muito altos”, explica.

Além da venda de peças e dos materiais, Neri começou a ensinar a arte de trabalhar com feltro. “Comecei a dar workshops, mas depois veio a pandemia e ficou tudo parado. Tenho vontade de retomar, é uma coisa que gosto de passar para as pessoas e há muita gente com vontade de aprender, mas tenho algum receio”.

Questionada sobre o que é mais difícil de aprender ao trabalhar com este material, Neri explica que a maior dificuldade está no riscar das peças. “É feito um risco com a caneta invisível, o ferro é passado a quente e depois o risco desaparece. As pessoas têm dificuldade no riscar para depois cortar e cortar certo”.

A chegada do mês de outubro marca o início da época natalícia na Apaixonada por Feltros. A montra da loja já está enfeitada com ornamentos em forma de bolas e estrelas, que podem ser personalizados com o nome e com o fundo que o cliente preferir. As encomendas das decorações de Natal são já uma constante e Neri conta com a ajuda do marido nesta época mais atarefada, “ele é informático, mas dá uma ajuda e faz o corte do feltro em máquina de corte a laser”, explica.

O preço das peças é variável dependendo da personalização pretendida. As decorações de Natal, com a forma de bola ou estrela sem fundo, têm o custo de 3 euros, com fundo o valor é de 3,50 euros. Já o valor dos bonecos de decoração anda em volta dos 40 euros.

Para Neri o mais importante é que “as pessoas gostem do meu trabalho e dos materiais que vendo”. Apesar de não ter previsões relativamente ao futuro da loja, Neri refere que o próximo objetivo é retomar os workshops, “no máximo com grupos de quatro a seis pessoas” e possibilitar uma boa aprendizagem a todas as alunas.

Contactos:

915 853 801

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo