Atalaia vai festejar em “Grande”
Hoje, dia 26 de agosto, começam as festividades em Honra de N.ª Sra. da Atalaia, que permanecem até à próxima segunda-feira, dia 29 de agosto.
Estão de volta as tradições dos círios, dos bailes populares, dos arraiais e muita animação. A abertura oficial destas festividades deu-se por volta das 19 horas e um dos pontos altos do primeiro dia de festa é o espetáculo do cantor Belito Campos que estará em palco às 23h20.
O segundo dia de festa é marcado pela primeira edição da Mostra de Vinhos, Mel e Azeite, às 17h00, no Museu Agrícola e devido à Festa em Honra de N.ª Sra. da Atalaia esta mantém-se disponível para visita até às 23 horas. A noite será marcada pelas atuações dos grupos de percussão, pelas marchas e pelos Ranchos Folclóricos.
No dia 28 de agosto acontece o ponto alto da própria festa que é a procissão em honra de N.ª Sr.ª da Atalaia, que terá lugar no domingo, dia 28 de agosto, às 18h30.
Por fim, as festas serão encerradas com o concerto do artista Jorge Guerreiro na segunda-feira, dia 29 de agosto, seguindo a sua atuação de um espetáculo de fogo de artifício.
É importante salientar que a Festa Grande é uma festividade que remonta até 1507, pela promessa feita pelos empregados da Alfândega de Lisboa, devido à peste que se alastrou em Lisboa. São assim festividade com raízes profundas e de tradições seculares, todos os anos, os diversos círios e as centenas de romeiros regressam então para prestar devoção à N.ª Sr.ª da Atalaia.
Ainda em conjunto com o programa das festas, juntam-se os diversos bailes populares, a feira e as largadas.