Banda Democrática 2 de Janeiro celebra 110 anos

Uma comissão de republicanos, em 1912, na vila de Aldeia Galega do Ribatejo, tomou a decisão de organizar o Centro Republicano Democrático e aderir ao Partido Republicano Democrático. Coletividade promove várias atividades artísticas e desportivas.

A Banda Democrática 2 de Janeiro celebrou, no início deste mês, 110 anos de história, uma data que foi assinalada pela coletividade, que lembrou o cariz democrático e o pendor republicano do início do séc. XX.

A coletividade de “utilidade pública que desenvolve diversas atividades nas áreas da cultura, desporto e solidariedade”, agradeceu, em comunicado, aos sócios, colaboradores, amigos e direção pela “enorme resiliência e dedicação”.

A organização relembrou o ano de 1912 quando uma comissão de republicanos, na vila de Aldeia Galega do Ribatejo, “tomou a decisão de organizar o Centro Republicano Democrático e aderir ao Partido Republicano Democrático, partido este que viria a ganhar as eleições municipais em Novembro do ano seguinte”. Na cerimónia de comemoração terá sido proposta uma atuação à Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro, que foi terá sido recusada, uma vez que a sociedade “era ligada à monarquia”. Em consequência disso, muitos dos músicos acabaram por se demitir e unir-se a músicos da Academia Musical União e Trabalho – e foi formada a Banda Democrática Aldegalega, atual Banda Democrática 2 de Janeiro. A Banda Democrática alberga várias iniciativas desportivas e culturais, oferece várias atividades como dança, kraté, yoga, música, entre outras.



Mais informações em https://bd2j.pt/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo