Boneca de Trapo: Há três anos a ensinar o corte e costura

Vânia Franco é a proprietária da marca de roupa para criança Boneca de Trapo. Há três anos foi desafiada por umas clientes a ensinar o ofício que tão bem faz e começou a dar aulas de costura. Na altura “éramos duas ou três pessoas, estávamos ali mais naquela da amizade, mas a coisa começou a crescer” e atualmente Vânia conta com 30 alunas no atelier e uma lista de espera de novas inscrições.

Para frequentar as aulas da Boneca de Trapo não precisa de qualquer experiência ou material, “o que faz falta é mesmo vontade”, diz Vânia. “Nós temos cá tudo desde o tecido, à linha e agulha. Numa fase inicial até dizemos às pessoas para não comprarem nada porque depois vão vendo o que vão precisando. Se tiverem máquina de costura podem trazer, mas nós temos máquinas para emprestar”.  

As aulas juntam várias gerações, desde “miúdas com 9/10 anos a pessoas de 60 e tal”, com vários níveis de aprendizagem e o convívio e boa disposição são uma garantia. “Tenho alunas que já cá estão há dois anos, já sabem costurar e não precisam de mim para nada, só precisam do espaço e do convívio, acabamos por ser uma família”, afirma.

As aulas decorrem no atelier localizado na Rua Corregedor Rodrigo Dias, no Montijo, à segunda e sexta-feira à noite, com duração de 2 horas, e à terça e sábado da parte da manhã, com duração de 4 horas, realizadas em grupos com lotação máxima de nove pessoas devido à situação atual. Vânia pretende adicionar “mais uma ou duas turmas” para receber as alunas em lista de espera.

A inscrição tem o custo de 20 euros, para o seguro e aquisição de algum material, já o valor da mensalidade depende da carga horária que realizar uma vez que a Boneca de Trapo dispõe de pacotes de 10, 16 e 20 horas. “O pacote de 10 horas tem o valor de 30 euros, 16 horas são 40 euros e 20 horas são 50 euros, já com tudo incluído”, explica.

Em 2007, Vânia tomou “uma atitude de loucos” e deixou para trás o trabalho “certo e estável” que tinha numa multinacional para se dedicar exclusivamente à Boneca de Trapo, a marca de roupa infantil que criou enquanto esteve em casa após o nascimento do seu segundo filho.

De momento a marca não tem espaço físico, produzindo roupa para outras marcas “a nível nacional e também em Espanha”, no entanto existem pontos de venda nos quais é possível adquirir os produtos, como a loja Irma Castro, em Alcochete, e a Loja da Maçã, em São Francisco, além da página de Facebook da marca. Para Vânia o que distingue a Boneca de Trapo é a “facilidade de fazer o que o cliente quer”, todas as peças são personalizáveis, únicas e “feitas com todo o amor e carinho”.

“A nossa cliente é aquela que procura coisas diferentes. Os miúdos não são todos iguais, porque é que têm de andar todos vestidos de igual?”, questiona. Futuramente Vânia pretende criar um showroom para a marca, possibilitando ao cliente ver as peças expostas, escolher os tecidos e discutir a personalização da peça pretendida.

Enquanto conversamos as alunas começam a chegar. Catarina e Cátia entram carregadas com as suas máquinas de costura e material, os projetos para hoje são uma saia, uns cestos e um novo forro para a tábua de passar a ferro do atelier. Vânia pergunta quem quer café enquanto abre a caixa de bolos que compra sempre que tem uma aula. As mesas do atelier enchem-se de tecidos, linhas coloridas e agulhas, dando início ao corte e costura.

Contactos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo