Dia Mundial do Teatro: há várias peças disponíveis online

SAIBA MAIS:

Criado pelo Instituto Internacional do Teatro, no âmbito da organização das Nações unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), para a promoção directa das artes de palco, o Dia Mundial do Teatro celebra-se a 27 de Março e foi assinalado pela primeira vez em 1962 com a mensagem do dramaturgo francês Jean Cocteau.

Esta noite pode ver gratuitamente:

– “Hamlet Cancelado” de Flavio Tonnetti no Youtube da companhia teatromosca;

– “By Heart” de Tiago Rodrigues, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II;

– “O Cerejal” de Anton Tchekhov e “Os Filhos do Mal” de Hotel Europa através da programação “Estar em Casa” do S. Luiz Teatro Municipal, curadoria de Anabela Mota Ribeiro e André E. Teodósio (Teatro Praga). Esta edição pode ser acompanhada hoje e amanhã, dia 28 de Março, mediante inscrição no site do evento . O cardápio inclui conversas, visitas guiadas, aulas em casa, cinema musicado, performances, atividades para os mais pequenos e até consultórios astrológicos;

– “Senso” de Jorge Fraga a partir de peças didáticas de Bertold Brecht foi a escolha do Teatro Viriato de Viseu para assinalar a efeméride.

Mais ainda, para assistir depois:

– “Palavras em Palco – Um Caminho para Caryl Churchill” do Teatro Aberto estará disponível até dia 4 de Abril;

– Assédio Teatro estreia “Língua de Cão e Litania” de Francisco Luís Parreira com encenação de João Cardoso poderá ser visualizado até dia 11 de Abril.

No Montijo, desde 2016 que a Mascarenhas-Martins tem comemorado o Dia Mundial do Teatro com uma leitura encenada da mensagem disponibilizada pelo International Theatre Institute. Cada leitura é dirigida por um elemento da companhia que passa o testemunho ao próximo. Em 2020 este projeto foi interrompido com uma leitura em vídeo. O formato manteve-se este ano.

A atriz encarregada de entregar a mensagem neste 2021 foi Helen Mirren. Veja aqui.

Poderemos voltar às salas de teatro dia 19 de Abril!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo