Força Aérea está a sair do Montijo

Ministro da Defesa Nacional adiantou que a Força Aérea está a sair da BA6

João Gomes Cravinho, ministro da Defesa Nacional, adiantou esta semana que a Força Aérea Portuguesa já está a sair da BA6. O Governo tem o objetivo de formar um consórcio para uma escola de formação de pilotos de aviões a jato em Beja, e quer incluir nesse projeto <<privados que já o fazem em diversas partes do mundo”.

O anuncio da saída da FAP do Montijo foi feito pelo ministro João Gomes Cravinho ao Jornal de Noticias que avançou que “já começou” a saída de militares daquela base. Inicialmente a intenção seria para ficar no Montijo, mas o Executivo de António Costa optou por Beja para receber a “base dos aviões KC390, que vão substituir os C130”.

A ANA Aeroportos vai pagar ao Estado português 100 milhões de euros pela saída da FAP da BA6, o pagamento já “está acertado”, mas o montante ainda não entrou nos cofres do Estado.

“É um negócio entre a ANA e os Ministérios das Infraestruturas e das Finanças, não participamos nisso. Mas vindo para o Estado corresponde ao montante que será necessário para as alterações, que são muitas. Alterações que têm a ver com Beja e com Sintra”, explicou o governante.

As mudanças não se ficam por aqui, “a esquadra de instrução, que estava em Sintra, já passou para Beja”, possibilitando assim “libertar espaço em Sintra para receber helicópteros que estavam no Montijo”, adianta à publicação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Back to top button