Juventude Padel: o novo clube de padel está prestes a abrir em Sarilhos Grandes

Terá quatro campos outdoor World Padel Tour e relva Mondo Supercourt.

O Juventude Padel é uma nova secção de modalidade do Juventude Futebol Clube Sarilhense e vai estar inserido num novo complexo desportivo nesse espaço.

Mas afinal que modalidade é esta?

A Federação portuguesa de Padel define esta modalidade desportiva do seguinte modo:
“O Padel é um desporto de raquete, jogado a pares e utilizando raquetes e bolas próprias. O campo é retangular, totalmente fechado, tem 10 metros de largura por 20 de comprimento e uma rede no meio. Nos topos e em parte das laterais tem uma superfície em vidro ou em alvenaria. A superfície do campo pode ser em relva sintética, alcatifa ou betão poroso. As duas primeiras são as mais habituais”.

E qual é a história do padel?

Surgiu por volta de 1890 quando passageiros de navios ingleses tentaram adaptar a prática de ténis ao espaço de bordo. O padel passou a ser praticado em terra firma somente em 1924 quando Frank Beal improvisou algumas quadras nos parques municipais de Nova Iorque.


Entrevistámos Mário Deitado, de 37 anos, diretor técnico do Juventude Padel. Formado em Educação Física e Desporto, Mário Deitado é funcionário público mas há já 18 anos que a sua ligação ao desporto tem vindo a ganhar relevância através do treino, da colaboração com escolas de futebol e da gestão desportiva. Quisemos saber mais sobre este novo empreendimento desportivo e perceber se afinal ainda podemos estrear os campos em Abril.

Quando é que vai abrir o clube? Ainda durante este mês?

Tudo estamos a fazer para conseguir abrir o mais rápido possível. Acreditamos que entre o final deste mês e o início do próximo (Maio) conseguiremos abrir portas a todos.

Como é que surgiu a paixão pelo padel?

Comecei a jogar padel há 2 anos, por mera curiosidade fui experimentar a modalidade com três colegas de trabalho. Daí até hoje foi um passo curto. Primeiro jogos entre amigos, depois os treinos e hoje em dia os jogos são diários e a paixão pela modalidade veio para ficar. Algo que acontece com a grande maioria das pessoas que experimentam a modalidade.

Porque é que decidiu abriu o clube Juventude Padel em Sarilhos Grandes?

Começámos a procurar locais para desenvolver a modalidade, e por intermédio de um amigo comum surgiu esta oportunidade! O Juventude Sarilhense Futebol Clube tem um projeto novo e ambicioso liderado pelo presidente Tiago Fernandes com um novo complexo desportivo por isso achámos que seria o local certo com as pessoas certas para termos sucesso e ajudar no crescimento do clube e da modalidade!

Tem relação com Sarilhos Grandes, com o concelho do Montijo?

Fui coordenador da escola de futebol do Olímpico do Montijo e vivi no Montijo durante 4 anos, até junho de 2019. Durante esse período ganhei um gosto especial pelo concelho e pelas pessoas desta região. É com um prazer enorme que estou de regresso a um concelho que sempre me recebeu tão bem.

Porque é que as pessoas deveriam experimentar jogar padel?

As pessoas não deviam experimentar a modalidade porque ela é altamente viciante! Tem uma taxa de fidelização superior aos 70%! Falando mais a sério, é uma modalidade de muito fácil aprendizagem, que qualquer pessoa, de qualquer idade, gênero ou capacidade física pode jogar. Para além disso tem outra vertente muito importante, os convívios e a socialização entre os jogadores são constantes, ajudando a descontrair dos problemas do dia a dia.

Decidiu empreender este negócio antes ou depois da pandemia?

Decidimos durante o primeiro confinamento! Não temos qualquer dúvida que o Padel é a modalidade do futuro!

Qual é os preço médio por pessoa se pretender praticar este desporto duas vezes por semana?

O preço é sempre variável porque depende se a pessoa pretende ter treinos também e em que horários mas diria que seria um valor a rondar os 50 a 60€ mensais.

Tem ou conhece alguma história gira que tenha acontecido num campo de padel?

As histórias são constantes tais como as amizades que tenho criado dentro do campo. Posso partilhar convosco que um dos meus parceiros de Padel, que hoje mais que um parceiro é um bom amigo, conseguiu partir uma raquete com a cabeça pela frustração de falhar uma bola. Como é óbvio, a frustração de partir a raquete acabou por ser bem maior do que falhar o lance.

Quais são as suas perspetivas de adesão? Já tem muitos curiosos e interessados?

Felizmente temos tido uma procura enorme de praticantes da região que tinham de ir para Lisboa para jogar, assim como de bastantes pessoas que pretendem iniciar-se na modalidade. Neste momento já temos inclusive um grupo de “WhatsApp” com cerca de 100 pessoas interessadas em jogar.

Contactos

Facebook

Instagram

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo