Que hábitos alimentares devo adquirir neste confinamento?

Conversámos com a nutricionista Dr.ª Denise Ferreira, que explicou como ter um estilo de vida saudável, mesmo em confinamento.

A Dr.ª Denise Ferreira explica que, neste confinamento, as pessoas tendem a adotar um estilo de vida mais sedentário, sendo quase imperativo praticar uma alimentação mais saudável

Visto estar em casa, não necessita também de consumir grandes quantidade de energia, porque não vai gastar.

Assim, a alimentação deverá ser equilibrada, completa e variada, com atenção à quantidade e à qualidade dos alimentos que ingere “com o confinamento e o facto de estarmos mais sedentário o gasto energético é menor, logo se continuarmos a ingerir o mesmo valor calórico diário ou aumentarmos e não gastarmos inevitavelmente teremos um aumento de peso”, explica.

Deve optar por alimentos que sejas nutritivos “pois desta forma garantimos uma alimentação equilibrada, com aporte suficiente de vitaminas, minerais, proteínas e gorduras insaturadas, hidratos de carbono complexos e fibras e pobre em gorduras saturadas e açúcares simples”, explica-nos a Dr.ª Denise.

Com a quantidade adequada de alimentos proteicos, como carne, peixe, ovos, laticínios e leguminosas, evita a perda de massa magra, ou seja, o músculo, “e controlando a quantidade de hidratos de carbono e gorduras reduzimos ou mantemos a quantidade de massa gorda total e gordura visceral”.

Existem algumas dicas que podemos dar para se manter ocupado, porque muitas vezes poderá sentir fome emocional em vez de fome física.

E o que é a fome emocional? A fome emocional é quando as nossas emoções nos incitam a comer, geralmente em grandes quantidades, é o famoso “querer comer tudo de uma vez”. Os alimentos ingeridos são tendencialmente muito calóricos, ricos em açúcar, em gordura e crocantes.

Para evitar comer por causa das suas emoções ou por não ter nada que fazer, deve criar alguns bons hábitos.

Deve praticar exercício físico

É importante criar rotinas domésticas, para se manter ocupado, assim como uma rotina de horários. Dormir 8h por dia e manter horários fixos de deitar e levantar da cama são práticas que deve adotar para regular o ciclo circadiano, que tem efeito positivo no ritmo biológico, na energia e no apetite.

A atividade física é importante para se manter ocupado e ativo. Alguns ginásios apostaram nas aulas online.

Planei sempre as refeições com antecedência, assim, não cairá em tentações de encomendar fast food ou comer uma refeição menos saudável.

Por último, mas igualmente importante, deve manter-se hidratado, tenha consigo sempre uma garrafa de água.

Contactos

Avenida D. João IV Centro Comercial Parque loja 18 2870-155 Montijo

915 068 653

[email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo