5 filmes para ver ou rever nesta época natalícia
Quer fugir ao clássico Sozinho em Casa? O Montijo On City preparou uma lista de filmes para ver ou rever em família nesta época mágica.
Um Conto de Natal (1938)
Este famoso conto de Natal de Charles Dickens traz à cena Ebezener Scrooge (Reginald Owen), como um sovina e rezingão empresário que despreza o natal e tudo aquilo que seja alheio ao mundo dos negócios. Ebezener trabalha com Bob Crachit (Gene Lockhart), o seu empregado, um pobre mas feliz pai de quatro filhos, que tem uma especial atenção com o frágil e pequeno Tim, que tem um problema nas pernas.
Crachit, ao contrário de Scrooge, adora o natal e na véspera conta as horas para voltar para junto da sua família. Ebezener na mesma noite de véspera de Natal, recebe uma visita inesperada do fantasma do seu sócio, Jacob Marley (Leo G. Caroll), que lhe anuncia a chegada de três espíritos, o passado, o presente e o futuro, que o levarão numa viagem e lhe darão a oportunidade de rever a sua vida e de mudar de atitude perante a pessoa pouco generosa que Ebezener sempre foi.
Uma excelente adaptação do conto de Dickens, este filme apela à generosidade e à compaixão do ser humano, deixando de lado a ganância, especialmente nesta época mágica que é o natal.
Disponível para visualização no Prime Video.
Férias Frustradas de Natal (1989)
O que era do Natal sem uma boa comédia onde tudo corre mal ? Se procura algo do género esta é uma boa opção para si. E falamos do clássico de 1989, Férias Frustradas de Natal, o terceiro da trilogia.
Esta comédia segue a família Griswold, que neste período de festa, lhes é prometido pelo patriarca, interpretado pelo veterano Chevy Chase, o mais divertido e tradicional Natal de sempre. Clark Griswold planeia preparar um festa cheia de luzes, enfeites, presentes e uma ceia maravilhosa para toda a família. Mas e se tudo sair ao contrário? 25 mil luzes, um peru prestes a explodir e a SWAT a cercar a casa. É isso tudo e muito mais o que pode esperar desta comédia de partir o côco. Para além da banda sonora deliciosa e recheada de clássicos natalícios como “That Spirit of Christmas”, a mensagem por detrás do filme mostra que o verdadeiro significado do natal é o amor e a união da família.
Disponível para visualização na AppleTV.
O Estranho Mundo de Jack (1993)
Há 29 anos, Tim Burton presenteou todos os seus fãs com a fabulosa história de Jack Skellington. Esta obra com uma visão mais “dark” da época natalícia, é uma espécie de mistura entre o Natal e o Halloween.
O Estranho Mundo de Jack, em primeiro plano, mostra ao espetador que cada uma das cidades tem o seu próprio feriado. Jack Skellington é um esqueleto com um guarda roupa muito característico que habita em Halloween Town, onde é responsável pelos preparativos da festa.
A transformação acontece quando Jack, a figura principal da animação, descobre um portal para a cidade do Natal e fica completamente rendido à magia, luzes e cores. Diferente da cidade onde vive, que nela habitam criaturas bizarras e tenebrosas, em Christmas Town existem duendes que ajudam o Pai Natal. Jack, depois de contemplar a felicidade e com a vontade de experienciar um feriado assim, engendra um plano diabólico de raptar o Pai Natal e ocupar o seu lugar.
Um musical esplendido e diferente do habitual, não só para os mais jovens, mas para toda a família, esta obra tornou-se num filme de culto que merece ser revisto todos os anos.
Disponível para visualização no Disney+.
Tudo Bem Natal que Vem (2020)
Uma boa opção para ver em família, o filme protagonizado por Leandro Hassum entrega uma comédia familiar com típico Natal brasileiro como pano de fundo. A comédia, com um toque dramático e emocionante, apresenta Jorge, um pai de família que odeia a época natalícia com todas as suas forças, é o verdadeiro Grinch em forma de pessoa.
Todos os natais vive a mesma realidade, um cunhado que pede dinheiro emprestado, as brigas familiares, o tio com brincadeiras sem graça nenhuma, o especial do Roberto Carlos e daí o seu cansaço pela época de natalícia. Na véspera de ano novo de 2010, Jorge cai do telhado e, para o seu azar, ano após ano, só acorda na véspera de Natal, como se um feitiço se tivesse apoderado da sua vida, e vê-se obrigado a resolver todas as trapalhadas que aconteceram no resto do ano.
Uma comédia desconcertante, melodramática para assistir em família, mas não se esqueça da caixa de lenços de papel, porque podem surgir algumas lágrimas.
Disponível para visualização na Netflix.
Um Menino Chamado Natal (2021)
Para fugir aos típicos romances de Natal porque não mergulhar num mundo cheio de criaturas místicas e deslumbrantes? Um Menino Chamado Natal veio para encher os corações dos mais novos com magia e é isso que podemos esperar desta história, que encanta qualquer um com as suas fadas, os elfos e as carinhosas renas.
Adaptação do homónimo de Matt Haig, a história segue a lenda do tão adorado Pai Natal, mas não da maneira convencional e põe em causa a verdadeira origem do velhote das barbas brancas. A narrativa acompanha Nikolas (Henry Lawfull), um rapaz cuja infância não foi fácil devido a problemas financeiros e emocionais, que segue na companhia do seu rato de estimação Miika (Stephen Merchant). No entanto, a sua pura essência, meio ingénua e sem maldade, jamais o desviaram do caminho certo. Ele e o seu pai Joel (Michiel Huisman) enfrentam o luto, após a morte da mãe de Nikolas.
Uma aventura pelo reino da fantasia, com personagens únicas, criaturas belíssimas e recheada de obstáculos e vilões, mas a coragem dos protagonistas entrega uma história pelo fantástico digna de uma tarde em frente ao ecrã com um balde de pipocas a acompanhar.
Disponível para visualização na Netflix.