Conto Musical em Canha: ‘Histórias Magnéticas’ Revela a Transição para a Democracia em Portugal

A iniciativa vai decorrer no Salão dos Bombeiros de Canha.

No próximo sábado, dia 28 de outubro, pelas 16h30, o Salão dos Bombeiros Voluntários de Canha será palco de um conto musical histórico; “Histórias Magnéticas — Não se deixem enganar!”, promete proporcionar ao público uma experiência profunda e memorável com uma viagem musical pela transição democrática de Portugal, relembrando e esclarecendo a todas as gerações, jovialmente, como terá sido a vida durante o Estado Novo e durante a transição para um novo regime, imposta pela Revolução dos Cravos.

As Produções Real Pelágio, uma estrutura artística criada por Sérgio Pelágio e Sílvia Real em 1997, irão trazer uma narrativa única para Canha, uma pequena vila com uma rica história. O evento envolverá um conto musical que levará os espetadores a uma viagem pela história de Portugal, focando-se num período crítico: a transição do Estado Novo para a democracia. O conto ilustrará a vida de um jovem que testemunhou e viveu essas mudanças políticas e sociais e tentará explorar as perspetivas e as reflexões entre o pessoal e o coletivo.

Com entrada livre e adequado para todas as idades, o evento pretende atrair um público diversificado, desde crianças a adultos interessados em aprender sobre a história de Portugal através da arte e da música. O Salão dos Bombeiros Voluntários de Canha, um local conhecido por sediar eventos culturais nesta que é a freguesia mais rural do concelho do Montijo, proporcionará o cenário perfeito para esta experiência única.

Este evento não apenas destaca a importância da cultura, da arte e da história em Portugal, mas é mais um exemplo no concelho da aposta na cultura através do apoio governamental e comunitário. A Companhia Mascarenhas-Martins, apoiada pela República Portuguesa — Cultura / Direção-Geral das Artes, pela Câmara Municipal do Montijo e pela Junta de Freguesia da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, desempenha um papel fundamental na realização de eventos deste tipo, que além do espectro do entretenimento, procuram sempre deixar mensagens importantes aos espetadores. Este conto musical está inserido num ciclo de programação cultural: “aqui ao lado”. O ciclo de programação “aqui ao lado” também conta com o apoio de várias entidades locais, incluindo a União das Freguesias de Pegões, Junta de Freguesia de Canha e Freguesia de Sarilhos Grandes.

Então, o conto musical “Histórias Magnéticas — Não se deixem enganar!” promete ser uma experiência cultural enriquecedora que trará a história do país à vida através da música e da narrativa, procurando emergir a audiência numa perspetiva mais pessoal de uma fase da história do nosso país, em que muitas vezes, não é contado mais do que o necessário. Este evento oferecerá às gentes de Canha e aos visitantes a oportunidade de mergulhar num passado significativo e refletir sobre as lições que ele oferece para o presente e o futuro. Mostrará também como a colaboração entre entidades governamentais, culturais e comunidades locais pode resultar em experiências culturais verdadeiramente memoráveis para as populações até das zonas mais rurais do concelho do Montijo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo