Festas Populares de São Pedro em 2021: ilusão ou concretização?
A realização das Festas Populares de São Pedro continua uma incerteza.
As festas populares de São Pedro, no Montijo, decorrem desde 1951 sem interrupção até ao infame surgimento do Covid-19 que motivou o seu cancelamento em 2020.
Com o objetivo de perceber quais são as reais perspetivas de realização das festas populares do Montijo este ano e tendo em conta que falta apenas cerca de dois meses e meio para a sua realização entrámos em contacto com a Câmara Municipal do Montijo. É importante referir que atualmente o Montijo tem 56 casos por cada 100 mil habitantes o que significa que o risco de contágio é baixo ou moderado para além de não se terem verificado mais registos de óbitos.
O Presidente da Câmara, Nuno Canta, esclareceu o seguinte: “Tudo dependerá das medidas restritivas que existirão durante estes meses. De facto vamos ter muita dificuldade em garantir espetáculos com muita gente. As aglomerações estão desaconselhadas nesta altura até termos a população vacinada. Nós estamos à espera de perceber o movimento dos concelhos envolventes, nomeadamente de Lisboa.”
Nuno Canta informa que a possibilidade de realizar as festas populares do Montijo com a habitual liberdade de circulação da população é muito limitada: “Poderá mesmo levar a que se façam eventos parciais e de iniciativa doutro tipo, não camarária. É muito difícil realizar as festas com a população sentada e a cumprir o distanciamento. Só com espaços vedados mas as festas aqui não têm esse espírito. Não há a possibilidade de marcar lugares porque as festas têm entrada livre e seria muito discutível a quem atribuiríamos os lugares. Claro que vamos começar com os espetáculos e todo o desenvolvimento cultural ao nível duma sala fechada como é o Cinema-Teatro Joaquim D’Almeida. Temos que ser realistas perante todo o estado atual da pandemia… a pandemia não desapareceu apenas baixou muito. Não há uma programação tal e qual como sempre existiu ao longo dos anos de construir uma festa popular que engrandecesse a cidade. Isso este ano não existe do ponto de vista objetivo.”
Apesar deste avanço por parte do Presidente da Câmara ficou claro que estas declarações ainda não constituem a decisão final em relação à concretização das festas de São Pedro no Montijo. De qualquer modo, Nuno Canta sublinhou que “neste momento, na Câmara Municipal do Montijo, as perspetivas indicam que há mais probabilidade de cancelar as festas do que haver algum evento festivo”.
A informação oficial será oportunamente transmitida pelos canais habituais visto que a resolução ainda se mantém indefinida. Ainda assim, continuaremos na expectativa para conhecer os eventos que farão parte da agenda cultural de Verão no concelho. Entretanto aproveite para rever o vídeo sobre as Festas Populares de São Pedro aqui.