Magia das Festas está de regresso

Nuno Canta destaca papel dos jornalistas

As Festas Populares do Montijo foram apresentadas em clima de alegria tendo a música da Charanga servido de condimento, antes das intervenções.

O presidente da Câmara do Montijo surpreendeu os jornalistas presentes com “um agradecimento por todo o trabalho que fazem e onde relatam a verdade dos factos”.

Nuno Canta estava em tarde de agradecimentos, que continuaram com o destaque para “a Comissão de Festas, presidida por Amável Pires, à SCUPA e a todas as coletividades, às tertúlias, que enfeitam e dinamizam os becos, pátios e as ruas da nossa cidade”. As nossas festas, realça o edil, “são em honra de S. Pedro, pescadores e classe piscatória e são o maior evento festivo e cultural da nossa cidade”.

Nuno Canta sublinhou “estas festas crescem de ano para ano e são exemplo da amizade, fraternidade e partilha de valores”, onde “se destacam os arraiais, as largadas, os comes e bebes e as procissões do rio e a noturna”, onde “esta terra da borda de água sabe receber os visitantes com espetáculos onde participam artistas locais e de destaque nacional como os Calema e Tony Carreira”.

As Festas Populares do Montijo irão decorrer de 27 de Junho a 3 de Julho e envolvem um orçamento de cerca de meio milhão de euros.

“É hora de viver a alegria das Festas”

Para o presidente da Comissão, Amável Pires, o “Montijo volta a receber as festas, que trazem às ruas da cidade a alegria, as tradições e os momentos de convívio”.

Os principais destaques das Festas são os seguintes:

Inauguração com a atuação dos Calema, as procissões fluvial e noturna, arrematação de bandeiras, almoço da classe piscatória, concurso de embarcações engalanadas, noite do pescador, largadas e corridas de toiros, marchas populares, festival de ranchos folclóricos e concerto de Tony Carreira, na noite de encerramento, que termina com espetáculo de fogo de artifício piromusical e queima do batel.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo