Sebenta da Quarentena: Iniciativa que ajuda os idosos a ocupar o tempo em confinamento chega ao Montijo

SAIBA MAIS:

A Sebenta da Quarentena é um caderno de atividades e passatempos que pretende ajudar os cidadãos mais velhos a ocupar o tempo em confinamento. Desenvolvidos por 40 artistas portugueses, os passatempos foram criados especialmente para a população sénior, com o objetivo de minorar os efeitos do isolamento social nesta faixa etária.

A ideia para esta iniciativa surgiu durante o primeiro estado de emergência, que assolou o país em março de 2020, e partiu da plataforma artística Mistaker Maker. A Sebenta da Quarentena ficou disponível online e de forma gratuita, começando a ser distribuída pelas câmaras municipais de várias zonas do país.

O município de Sintra não foi exceção e adicionou a iniciativa ao Despreocupa-te, um projeto de solidariedade, promoção da saúde mental e sustentabilidade ambiental desenvolvido pela autarquia durante o primeiro confinamento. Além da Sebenta da Quarentena, os voluntários do projeto juntaram o material para colorir, angariando lápis de cor, lápis de cera e canetas de feltros usadas para doar aos idosos em isolamento.

A iniciativa chega agora ao Montijo, pelas mãos de Paulo Vieira. Residente em Sintra, Paulo procurou replicar o projeto no concelho do Montijo após vir temporariamente para a cidade dar apoio à mãe.

“A Sebenta da Quarentena é uma compilação de ilustrações para colorir, histórias, inícios de conversa, palavras-cruzadas ilustradas, entre outros. Serve para estimular a função cognitiva e motora, é uma forma de companhia e um estímulo a pensamentos felizes e positivos”, explica Paulo. “Pensei em replicar no Montijo o projeto, ainda é recente, tem uma semana, mas tem tido uma boa aceitação. O objetivo agora é conseguir angariações de material e ser direcionado para os lares ou apoio domiciliário”, refere.

Pode contribuir para esta iniciativa doando os seus lápis de cor ou cera e canetas de feltro usadas nos vários pontos de recolha que existem na cidade: Papelaria Salvador, Tabacaria Moderna, Papelaria Tabacaria Século Odisseia, Tabacaria Novidades, Take-away Rei dos Frangos e no balcão de informações do supermercado E.Leclerc.

Estes materiais serão depois recolhidos e entregues aos idosos em conjunto com a Sebenta da Quarentena. Paulo explica que “a solidariedade, a promoção da saúde mental e a sustentabilidade ambiental são a base deste projeto”, que pretende combater a solidão neste período de confinamento.

De momento Paulo está “em contacto com a Câmara Municipal do Montijo para dar inicio à distribuição no concelho”, contando com a solidariedade dos montijenses para levar alegria e companhia à população sénior.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo