“Transa” de Caetano Veloso é o disco escolhido para Melomania #2

É já amanhã, pelas 21h30, a segunda sessão do programa Melomania, pela Companhia Mascarenhas Martins. E o disco escolhido é “Transa”, de Caetano Veloso.
Transa (1972), sexto álbum de estúdio do cantor baiano, chegou mercado como um trabalho inovador e com um toque roqueiro. Gravado em Londres, o inigualável “Transa”, conta com composições em português e inglês e algumas, mistura de ambas as línguas, de onde surgiram temas como “Triste Bahia”.
A sessão decorrerá, como a anterior, no Ateneu Popular do Montijo, onde os participantes poderão ouvir o trabalho discográfico e, posteriormente, debater sobre o mesmo.
O programa Melomania pretende, através desta escuta coletiva, despertar na comunidade o interesse por trabalhos musicais de relevo, e abrir espaço para conversas sobre a arte da musica. “Parecemos viver num tempo em que o disco morreu. Isto é, o conceito de o escutar inteiramente, sem a que essa atividade sobreponhamos uma outra qualquer, como se a música só pudesse acompanhar qualquer coisa, ser música de fundo. Parecemos viver num tempo sem em que o disco demora demasiado tempo e onde uma playlist escolhida por um algoritmo convém-nos muito melhor”, esclarece a companhia.
“Melomania é um barco que segue no caminho oposto. Uma vez por mês, vamos ouvir um disco em conjunto e depois conversar sobre o mesmo — ou sobre o sítio para onde o mesmo nos levou”. E é Levi Martins, um dos diretores da companhia, quem seleciona os discos.
O evento conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal do Montijo e Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.
A entrada para a sessão é gratuita.