Afonsoeiro em Festa… Conheça o programa

É já este fim de semana, entre 18 e 20 de agosto que, pelo segundo ano consecutivo, a União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro e a Câmara Municipal do Montijo promovem as Festas Populares do Afonsoeiro. Destacam-se o concerto de Quim Barreiros e uma panóplia de atividades promovidas em conjunto com associações culturais locais.

As festividades vão arrancar sexta-feira, dia 18, com a “Abertura Oficial” às 19 horas, junto à Igreja da Nossa Senhora da Conceição — local que acolherá grande parte do programa festivo — que contará com a presença das entidades oficiais, como já é hábito, e com acompanhamento musical assegurado pela já bem conhecida Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Montijo.

Logo a seguir, pelas 20 horas, será aberto o primeiro bailarico com a artista Ana Vicente. Mas o destaque da primeira noite das Festas Populares do Afonsoeiro vai para a cantora Mónica Sintra, agendado para as 22 horas. Para finalizar, a partir das 23:30, podemos contar com muita animação da banda “Xutos à Nossa Maneira”, banda cover dos famosos Xutos e Pontapés.

Já no sábado, é logo pela manhã, às 10:30, que começam as atividades com a Prova Oficial de Tiro, organizada conjuntamente com a Associação Recreativa e Desportiva Bons Amigos, que terá lugar na sede desta associação, mesmo no centro da Freguesia. À tarde e já de novo junto à Igreja, a partir das 16 horas, começa um Sunset com DJ a Associação Imersiva Sociocultural, que apenas será pontualmente ofuscado pelas Atividades Escutistas que o Agrupamento 1399 Afonsoeiro realizará (17:30). O Sunset está marcado até às 20 horas, pelo que se promete uma tarde bastante animada. A partir dessa hora o artista Bita tomará conta do palco com mais uma atuação musical.

Às 21:30 começará o tão aguardado Festival de Folclore contando com o Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro, organizador do festival, o Grupo de Danças e Cantares de Sobral de Monte Agraço e ainda com o Rancho de Folclore e Etnografia “Os Ceifeiros da Bemposta”, de Bucelas.

Para finalizar este longo dia, às 23 horas, Jorge Nice toma as rédeas do palco para mais um concerto.

O último dia de festas será então domingo, dia 20. Com partida marcada para as 9 horas da manhã, a Clássica de Cicloturismo Afonsoeiro-Canha vai arrancar da zona das festas e atravessará o Concelho em direção à freguesia mais distante, Canha. Como o nome indica, esta Clássica não será uma corrida, mas sim terá como objetivo principal levar as pessoas a conhecer a zona mais rural do concelho, promovendo práticas desportivas. A organização deste passeio está alocada ao Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro.

A Procissão em honra de São José Operário e Nossa Senhora da Conceição está marcada para as 19 horas e terá o percurso habitual.

Para acabar as festividades, a comissão de festas presenteará os populares com mais uma noite recheada de animação musical. Começando pela atuação dos Batucando às 20:30, famoso grupo de percussões do Montijo, e seguido de um concerto de Rap com FunaFox e Ares MC (21:00), é o concerto do mítico Quim Barreiros que certamente todos aguardarão, marcado para as 22 horas.

O programa das Festas Populares do Afonsoeiro mostra-se bastante eclético e plural com atividades e animações para todos os gostos e feitios, onde claramente se esforçou para incluir ativamente as associações e coletividades da freguesia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo