Câmara do Montijo “pintada” de azul (pelas crianças)

O mês de abril vem relembrar a Campanha Laço Azul, e o município associa-se "pintando" o edifício da Autarquia da cor azul.

O mês de abril é o mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, e por isso o edifício dos Paços do Concelho está iluminado da cor azul. Trata-se da Campanha do Laço Azul, a que o município do Montijo se associa.

Um “apontamento” que teve início na cidade da Virgínia, nos Estados Unidos da América, no ano de 1989, quando Bonnie W. Finney amarrou uma fita azul à antena do seu carro, de forma de expor à comunidade, a trágica história de maus-tratos que a sua neta de 16 meses sofrera, sendo que, para esta avó, o azul representava a cor das lesões provocadas nos seus netos.

Uma campanha que se expandiu, e que atualmente, muitos países “aderiram”, usando as fitas azuis no decorrer do mês de abril, em memória das crianças que morreram, mas também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.

Em Portugal, a campanha simbolizada pelo Laço Azul, é amplamente divulgada por todo o território, quer pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, quer pelas CPCJ, que realizam numerosas ações de prevenção contra os maus-tratos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo