Clube de Judo do Montijo ‘muda de casa’

SAIBA MAIS:

Clube de Judo do Montijo muda-se de tapetes e quimonos para um armazém com cerca de 974 metros quadrados, na Rua Bela Vista 91. O Montijo On City não perde nada do que por aqui se passa e foi até lá conhecer os cantos à casa

O Clube de Judo do Montijo surgiu a 27 de abril de 1994, pela mão do antigo mestre, Humberto Bernardes e desde ai nunca mais parou. De tal forma, que em tempos chegou mesmo a chamar-se Centro Cultural e Desportivo do Montijo (CCD).  

Os tempos são outros, e hoje, o Clube de Judo do Montijo, é gerido por Jorge Bernardes, filho do fundador, que ao longo de toda a sua vida se manteve ligado à modalidade como atleta federado e mais tarde como treinador.

Apaixonado de gema pelo Judo, desde pequeno, Jorge recordou ao Montijo On City como se iniciou esta paixão “Há cinco anos o meu pai teve que se afastar, por questões de saúde familiar,  eu já dava algumas aulas em regime part-time, nesta altura, decidi dar um corte radical na minha vida profissional, trabalhava na divisão de desporto da Câmara Municipal da Moita, e abracei este projeto a full time. É uma paixão para mim desde pequeno, não podia deixar que terminasse, acabei por me formar num judoca profissional”.

Conhecido por todo o país, o Clube de Judo do Montijo, em 2015 contava com 140 judocas, hoje conta hoje com 340 atletas federados, tornando-se no terceiro maior clube do país e ilhas.

Jorge Bernardes explicou ao Montijo On City, que estes resultados “são a resposta de muito trabalho e de muita persistência”, garra esta que não os fez desistir de um novo espaço de treino.

Já há muito que o Clube de Judo do Montijo ambicionava um novo espaço, trabalhava em condições menos próprias, com a chegada da pandemia, essas mesmas condições agravaram-se. Para Jorge Bernardes era hora de pôr mãos à obra pelo projeto da sua vida “Chegou a uma altura que os nossos atletas deixaram de ter condições para treinar, tinham resultados mas era visível que havia uma grande falta de espaço. Com a pandemia deixamos de conseguir treinar, o nosso antigo espaço era no Pavilhão Municipal, que com a pandemia foi ocupado como um Centro de Vacinação para o Covid”, com os resultados e a boa performance dos atletas a ser posta em causa, Jorge Bernardes chegou à fala com a vereadora da Câmara Municipal do Montijo, “Ainda tentei solucionar o espaço nas nossas instalações anteriores, no Pavilhão Municipal nº2, não foi possível, quisemos adquirir um terreno, também não foi possível, há cerca de uns meses surgiu este espaço onde estamos atualmente e logo que aqui entrei fiquei maravilhado”, explicou o atual diretor do Clube.

Com uma nova casa (ainda em construção), situada na Rua da Bela Vista 91, o Clube de Judo do Montijo, conta hoje com um armazém de 974 metros quadrados, permite aos atletas treinar por classes, a funcionarem muitas delas, ao mesmo tempo, com todas as regras de segurança impostas neste momento.

Novas Instalações Clube de Judo do Montijo
Novas Instalações Clube de Judo do Montijo

Para Jorge Bernardes, esta mudança foi um ‘respirar de alivio’, tal como o próprio explicou “Esta mudança era inevitável, temos atletas dos três aos 75 anos, com diferentes capacidades, era necessário arranjar espaço para conseguirmos acompanhar todos ao mesmo nível. Este armazém é um open space, mesmo quando estão zona da musculação, eu consigo acompanhar o treino, aqui tento desdobrar-me e fazer com que os meus olhos cheguem onde não chegavam”, garantiu ao Montijo On City.

Com as obras já a terminar, os tapetes já ouvem as habituais batidas, o atual administrador já só pensa na Taça da Europa de Juniores, em julho “Este fim de semana ia haver uma prova internacional de cadetes sub-18, juniores sub-21, mas devido a tudo isto, as nossas atletas ainda não estavam preparadas, por isso vamos treinar e apostar na Taça da Europa, já em julho”, afirmou Jorge.

Para o Futuro, Jorge, garantiu ao Montijo On City que o mais importante não é ganhar “Nem todos podem ser campeões, e o Judo é um modo de vida, ajuda o corpo, a mente, a saúde, transmite valores para a vida futura, é isto que queremos transmitir em cada treino aos nossos atletas”, concluiu o mestre Jorge Bernardes.

Contactos:

Rua Bela Vista nº91, 2870-107 Montijo

Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo