DGPC financia projeto SAND- Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos

Decorrente da candidatura a apoio financeiro extraordinário pela DGPC, o projeto SAND- Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos foi aprovado a 100% com verba a ser disponibilizada.

O projeto SAND – Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos recebeu novo financiamento que permitirá continuar a desenvolver investigação com o intuito de conhecer e dar a conhecer melhor a História e Evolução da Margem Sul. Este foi um dos 10 projetos arqueológicos a receber o financiamento máximo da DGPC – Direção Geral do Património Cultural . Decorrente da candidatura apresentada, foi-lhe atribuído uma verba de 10 000€, a ser canalizado para uma “nova abordagem científica nas áreas da paleoecologia e da paleobotânica”.

Relembramos que este é um projeto resultante da parceria entre a Câmara Municipal do Montijo, a Universidade de Coimbra, a Diocese de Setúbal e outras entidades e que tem vindo a ser desenvolvido desde 2008. A entidade responsável por este trabalho trabalha com 21 enterramentos do século XV-XVII. Através de um acompanhamento mais local, uma equipa multidisciplinar tem desenvolvido estudos para compreender melhor a dieta e as doenças da população mais remota de Sarilhos Grandes.

Através de uma primeira recolha de dados e investigação até 2018, o projeto SAND permitiu “dar a conhecer uma amostra de população ribeirinha cujas investigações levaram à identificação de alguns parasitas relacionados com a ingestão de carnes e de águas contaminadas, o consumo de batata, centeio/trigo, feijão ou grão-de-bico entre outros vegetais, bem como de crustáceos”, dados inovadores em território nacional.

Sendo um projeto plurianual (2019-2021), visa contemplar a escavação bio arqueológica no interior da Ermida de Nossa Senhora da Piedade e no exterior da Igreja de São Jorge, com o objetivo estudar e de identificar e descobrir melhor os ritos, dietas e tradições da população em Sarilhos Grandes, mas também estabelecer contextos associados à construção da Igreja de São Jorge e da Ermida de Nossa Senhora da Piedade.

Acompanhe mais deste projeto arqueológico em https://www.facebook.com/projetoSAND/ ou https://projetosarilhosgra.wixsite.com/website

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo