E que tal um passeio por Canha?

Como sugestão desta semana, damos a conhecer um itinerário por Canha que pode ser feito e certamente não desiludirá aqueles que optarem por conhecer um pouco desta vila tão antiga como a origem da nacionalidade portuguesa.

Canha é uma antiga vila de origem medieval, situada como freguesia mais distante da sede atual do seu concelho. No entanto, a sua beleza rural, dotada de características naturais e paisagísticas deslumbrantes, tornam Canha num local a considerar como imprescindível de visitar. Neste artigo, damos a conhecer algumas sugestões que pode ter em conta.

Património Cultural e Religioso

Para começar por conhecer mais sobre os hábitos e costumes de Canha, propomos que visite a Casa Piteira. Não obstante o facto de ser propriedade privada em Canha, a verdade é que a sua beleza arquitetónica não engana ninguém e a Casa Piteira é mesmo considerada como património material de Canha. Tendo sido encomendada por João Piteira Tomás, o projeto de Hermínio Vaz Barros promete deslumbrar pelos seus telhados de beiral e varandas alpendradas.

Casa Piteira, Canha_DR

Também com uma localização relativamente perto, pode visitar a Ermida de São Sebastião, ou da misericórdia, fundada no século XVI e situada na Rua do Castelo. E porque conhecer o património religioso de uma cidade é conhecer tradições dos seus povos, propomos também visitar a Igreja Nossa Senhora de Oliveira, situada na Rua de Santo António.

A igreja foi fundada no século XIII e compreende uma riqueza azulejar e de talha dourada que promete surpreender qualquer visitante.

Outra passagem imprescindível aquando da sua visita a Canha diz respeito ao Museu Etnográfico de Canha. Carregada de história e de cultura, o atual museu de Canha situa-se numa casa de um outrora médico local, muito estimado pelas suas gentes. Aqui, pode visitar algumas das suas exposições permanentes e aprender mais sobre as tradições agrícolas da vila.

Mas a sua beleza não se esgota por aqui e Canha oferece-lhe mais belezas arquitetónicas pela cidade. A título de exemplo, propomos um passeio com destino ao traçado alentejano presente no casario da Vila, com as suas paredes caiadas em branco, num piso térreo, mas com um elemento tão especial: a tradicional chaminé alentejana.

Também o antigo posto da Câmara Municipal, atual posto da GNR, nos presenteia com um arco sineiro que é merecedor de se conhecer. E porque não conhecer a Fonte Velha, que continua a jorrar água boa e fresca para todos os seus habitantes? Conta as gentes da sua terra que a fonte era, antigamente, local de encontro dos namorados.

Roteiro Paisagístico

E porque não um passeio junto da ribeira de Canha? Ali, encontra uma opção agradável que lhe permite usufruir de paz e tranquilidade bem como observar uma diversidade de fauna e flora inigualável.

Como não poderia faltar, damos também uma sugestão a considerar se procura local para dormir no Montijo. A Herdade do Moinho Novo, situada em Canha, permite-lhe usufruir de uma experiência única, sendo considerada mesmo como uma unidade turística de luxo na região. Permite-lhe usufruir de um contacto direto com a natureza numa propriedade de 60 hectares demarcados pela sua beleza rural e florestal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo