E se lhe disséssemos que há três “Montijo” no mundo?

Montijo não é exclusivo em Portugal. Conheça, neste artigo, as outras localidades com o mesmo nome e as suas principais características.

Três localidades diferentes, mas uma coisa têm em comum: o seu nome. Montijo não é apenas nome dado à freguesia portuguesa, mas representa, na verdade, mais duas localidades mundiais: uma em Espanha e outra no Panamá. Mas, quais são as suas principais características nos diferentes Montijos?

Montijo, freguesia portuguesa

Não é novidade nenhuma falar desta cidade que tanto nos impacta no dia a dia. Uma cidade repleta de diversidade, locais de oportunidade e beleza natural. Pertence ao distrito de Setúbal e à Área Metropolitana de Lisboa e tem cerca de 57 543 habitantes. Foi, até 1930, denominada por Aldeia Galega do Ribatejo, mas o seu nome adaptou-se tendo em conta a localidade da base aérea nº6.

Montijo é também a sede do seu município, com cerca de  348,62 km² de área. O município é subdividido em 5 freguesias, compreendendo a União de freguesias de Montijo Afonsoeiro, Sarilhos Grandes, União de freguesias de Atalaia e Alto-Estanqueiro-Jardia, Canha e União das freguesias de Pegões. É um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontinuados, mas é também o mais evidente.

É um local repleto de oportunidades e com facilidades de transportes asseguradas pela Ponte Vasco da Gama e pelos transportes fluviais Transtejo. É ainda território de tradições e cultura, celebrando a 29 de junho as Festas Populares de São Pedro, padroeiro das gentes do mar. Terra de touradas, boa comida e fado, o Montijo situado em Portugal tem muita diversidade para oferecer.

Montijo, Espanha

Montijo, Badajoz

Montijo, Espanha, é conhecido por ser um município de Espanha, situado na província de Badajoz, comunidade autónoma de Estremadura. Compreende uma área de 120 km² e tem cerca de 15 457 habitantes. Aqui se travou a Batalha do Montijo, em contexto da Guerra da Restauração, na qual o exército português sagrou-se vencedor sob o exército espanhol.

A batalha travou-se a 26 de maio de 1644, na qual Matias de Albuquerque defrontou as tropas filipinas comandadas pelo Marquês de Torrecuso. Juntou seis mil homens de infantaria, mil e cem de cavalaria e sete canhões para conquistar a vitória em plena praça do Montijo espanhol.

Montijo, Panamá

Montijo no Panamá é um município pertencente à província de Veraguas, no Panamá. Tem uma população de cerca de 2 288 habitantes. É sede distrital e compreende uma área de 58,1 km² enquanto cidade. Uma das primeiras povoações a ser fundada em Veraguas, Montijo, ou San Pedro de Montijo, a sua origem data o ano de 1590.

Hoje em dia, vivem da agricultura e da pesca como principais atividades económicas e constituem-se como um dos principais pontos atrativos e turísticos do Panamá, pelo seu famoso Golfo de Montijo. É muito conhecido tradicionalmente pelo Festival del Cangrejo e pelas suas comemorações carnavalescas.

Por sua vez, o distrito de Montijo cobre uma área de 780 km² e tem cerca de 7 060 habitantes. O distrito encontra-se dividido em cerca de 8 municípios, sendo estes: Montijo, Isla Gorbenadora, La Garceana, Leones, Pilón, Cébaco, Costa Hermosa e Unión del Norte. Um distrito cultural a 20 minutos da cidade de Santiago de Veraguas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo