Festas em Honra de Nossa Senhora da Oliveira — Canha — Fique a conhecer o programa
É já esta quinta-feira, pela noite de 31 de agosto, que arrancam as Festas em Honra de Nossa Senhora da Oliveira que irão preencher as ruas da freguesia mais afastada da capital do Concelho até domingo, dia 3.
Pelas 21 horas, no Museu Etnográfico de Canha, dar-se-á a Receção às entidades oficiais e restantes populares e logo a seguir, no mesmo espaço, inaugurar-se-á a exposição “pela pele se respira” de Ricardo Cruzes, promovida pela associação CirculoDeMajalis. Esta exposição estará aberta ao público todos os dias das festas entre as 19h30 e as 22h30.
A comitiva seguirá para o centro da freguesia, mais em concreto para a Praça da República onde terão lugar os Discursos de abertura, uma homenagem a António Moutinho e a todos os que dinamizaram as festas de Canha nos anos 80 e 90, uma verdadeira evocação ao passado da freguesia e ao espírito comunitário que sempre a caracterizou. A seguir, no mesmo espaço, teremos um espetáculo de ‘Stand’ Up Comedy e o primeiro bailarico com Joel Santos e Carla Teixeira respetivamente.
Dia 1, sexta, a Largada de Toiros dará início às atividades festivas do dia pelas 18 horas, sendo que a noite promete muita animação com ‘Karaoke’, e vários concertos, destacando-se para este dia a atuação de Miguel Azevedo (Palco Academia de Viagens). Ainda, no Museu Etnográfico de Canha decorrerá um Workshop de prova de vinhos às 21h30, com inscrições pendentes.
Já no sábado, dia 2, a manhã será dedicada aos mais novos com uma “Caça ao Tesouro” e vários jogos tradicionais promovidos pelos “Animamisto”, na Praça da República. A largada de toiros desta tarde começa mais cedo, às 17h30 e o pôr do sol tem lugar marcado no Bar da Palha com o Dj Zdc. A 2.ª Caminhada Noturna de Canha está marcada para as 19h00, organizada pela divisão de desporto da Câmara Municipal do Montijo.
Para esta noite destacam-se os concertos dos famossíssimos Chave D’Ouro, e ainda dos jovens Los Desperados e da Dj Joana, que já muito animaram outras festas do concelho nos últimos anos. Os visitantes terão de esperar até tarde para degustar das sardinhas com encontro marcado com a grelha às 03h00, junto às largadas, que por sua vez arrancam meia hora depois.
Para o último dia, domingo, 3 de setembro, a Missa Solene será às 16 horas na Igreja Matriz, seguida pela procissão em honra da Nossa Sr.ª da Oliveira, um dos momentos mais marcantes de todo o programa.
Outro momento marcante serão as Marchas Populares, às 21h15.
O foco da noite será o concerto de Rebeca, cantora dos êxitos“ o meu Nome é Rebeca” e “Tira uma foto comigo”, no palco principal, que será antecedido por um ciclo de demonstrações de dança de vários grupos locais. O fogo de artifício marcará a despedida destas Festas de N. Sr.ª da Oliveira, sendo que a organização ainda promete uma surpresa no final.
Então já sabe, não existe em visitar estas que serão as últimas festas populares do concelho deste verão com um cartaz cultural que impressionou muitos e certamente terá efeitos na mobilização que se notará este fim de semana para a “ilha” do Montijo, enclave único na ordenação de território portuguesa.