Mestre António Xisto: “Desde cedo que o Danilo [campeão nacional] mostrou grande apetência para o Karaté”
Danilo Digori consagra-se campeão na categoria de Kumite -70 kg, nas provas realizadas pela Federação Nacional de Karaté Portugal.
O campeonato nacional de Cadetes, Juniores, Sub21 e Parakaraté tiveram data marcada nos dias 26 e 27 de junho, do qual se consagrou campeão o jovem montijense Danilo Digori, Cadete na categoria de Kumite -70kg.
O atleta, pertencente à Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro, é treinado pelo mestre António Xisto, que descreve a sua vitória como um “brilharete” ao qual o jovem de 15 anos tem vindo a lutar para conquistar.
Segundo o depoimento do treinador, a prova foi um “pouco sofrida” sendo que apenas nos momentos finais o atleta conseguiu inverter a pontuação, terminando em primeiro lugar após ganhar 4-2.
Um jovem que treina com dedicação desde pequeno e que sempre procurou enveredar pela competição, são estas as características que António Xisto procura destacar no atleta.
“Desde cedo que o Danilo mostrou grande apetência para o Karaté, tendo sempre muita flexibilidade e velocidade. Ele já fez outras competições e fica no pódio. Houve uma vez em que ficou também em primeiro lugar, a nível regional, não como desta vez que foi nacional”, reforça o mestre.
Não deixou de sublinhar as dificuldades sentidas para agilizar treinos, principalmente em tempos pandémicos, que levou a uma diminuição drástica no número de horas semanais, mas também nos alunos a frequentar a Liga.
Deste campeonato nacional, sagrou-se também no pódio, em 3º lugar, o atleta Gustavo Lebre, na categoria de Kumite Juniores, com peso inferior a 61 kg.
A estas vitórias, o atual treinador vê a oportunidade de reforçar o voto de confiança para com a Câmara Municipal do Montijo, que procura investir nas condições infraestruturais para as aulas de karaté.
Estende-se também o convite a todos os interessados a partir dos 6 anos de idade para participar nos treinos e usufruir de uma modalidade praticada com distinção no município.