TVI esteve no Montijo a assinalar o feriado de São Pedro
O programa “Esta Manhã” da TVI esteve em direto do Montijo para assinalar o feriado de São Pedro que, mais uma vez, não pode ser celebrado.
O contexto pandémico atual proibiu, mais uma vez, a realização das festas no Montijo em honra de São Pedro, no entanto, a repórter Susana Pinto esteve entre os montijenses a tentar perceber o significado deste feriado para a cidade.
A bordo de uma canoa, a comunidade piscatória recordou a “festa grande e rija” que costumava marcar este dia e a importância de São Pedro, enquanto “padroeiro dos pescadores”.
O Coreto da Praça da República, um dos espaços mais emblemáticos da cidade, não deixou de ser devidamente decorado para receber o Presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta que explicou os eventos que habitualmente marcavam o dia.
“A procissão costumava vir do mar com os pescadores e terminava aqui. Aqui é o coração das festas. Hoje em torno de São Pedro e amanhã em torno de São Marçalo (…) Depois, também tínhamos as tradições taurinas que são sempre um grande entusiasmo”.
A fechar a emissão, o programa exibiu uma mesa repleta de iguarias típicas da cidade do Montijo que deixaram a repórter e os apresentadores de água na boca.