Mural “Smile” de Ivo Santos sorri aos Montijenses

Ivo Santos conhecido como Smile, o conceituado artista português com trabalhos espalhados pelo mundo deixou a sua marca no Montijo. O resultado está à vista e não deixa ninguém indiferente. Vale pena ver para crer, no Largo Conde Ferreira

O mural “Smile” chegou ao Montijo no passado dia 1 de junho, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, afirmou que o mural reflete “uma pluralidade de imagens, o Santo Padroeiro das Festas, a igreja matriz, a faina dos Pescadores, a fauna e flora do rio e sobretudo, os homens do mar, os nossos pescadores”.

Por sua vez, Ivo Santos explicou a conceção da obra: “Achei que devia incluir elementos que já foram representados nos Cartazes das Festas de São Pedro, e daí a escolha da cor de fundo vermelho. O barco de papel em origami tem a ver com a ligação das crianças que são o nosso futuro e, neste tempo, em que a profissão de pescador é cada vez menor é importante que não se perca essa memória. É a minha forma de homenagear os pescadores”, referiu o artista que sublinhou ainda que para além dos elementos fulcrais das Festas, como é exemplo o padroeiro, existe uma “uma linha azul, a que chamo linha da liberdade, porque penso que é assim que os pescadores se devem sentir: livres e a navegar”.

Ficou com vontade de conhecer? Dê um saltinho ao Largo Conde Ferreira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo