CRIA inaugura “Trilhos da Ciência” e “Trilhos da Leitura”

No passado dia 2 de junho, deu-se a inauguração dos espaços “Trilhos da Ciência” e “Trilhos da Leitura”, na Atalaia. Os espaços são integrados no projeto CRIA – Centro de Recursos para a Infância e Adolescência que tem como principais objetivos a redução do abandono escolar e o combate ao insucesso escolar

“Trilho da Ciência” chegam à Atalaia

O espaço “Trilhos da Ciência” é uma das onze medidas do projeto CRIA que foi objeto de uma candidatura ao PORL 2020, na tipologia de operação ‘Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar’.

O espaço é dedicado ao ensino experimental das ciências na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico que aposta na conceção e criação de ambientes educativos pedagogicamente aliciantes, com recurso a meios tecnológicos inovadores e de qualidade e a equipamentos e materiais para o ensino experimental das ciências.

A sala principal funcionará como laboratório experimental e a sala pequena como sala de realidade virtual, com equipamentos que permitirão aos alunos a interação com ambientes virtuais.

“Trilhos da Ciência”

No espaço exterior serão criadas uma zona de horta pedagógica e uma zona dedicada à floricultura. Será ainda instalada uma estufa que permitirá a cultura de flores, frutas e legumes, alguns deles em regime de cultura hidropónica.

O espaço ‘Trilhos da Ciência’ será disponibilizado aos docentes dos estabelecimentos de educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, mediante marcação prévia, para dinamização de atividades experimentais e outras iniciativas com os alunos.

Botão Voltar ao Topo