Na celebração do Dia Mundial do Teatro sobem ao palco do CTJA «duas mulheres fortíssimas»
Nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, o Cinema Teatro Joaquim d’Almeida recebe o espetáculo O Punho [Escola de Mulheres, Oficina de Teatro], no dia 25 de março, às 21h30.
“O Punho é a derradeira peça de Bernardo Santareno (1980) e reúne em palco duas mulheres fortíssimas que são das mais belas e comoventes personagens do teatro português.
Em lados opostos da barricada, a camponesa Maria do Sacramento e a latifundiária D. Mafalda assumem-se simultaneamente como protagonistas e antagonistas no decorrer da luta de classes que marcou o Alentejo durante o período da Reforma Agrária.”
A ação passa-se ao longo de três anos, antes, durante e depois da Reforma Agrária, época marcante da história de Portugal na década de 1970 e que, atualmente, quase se tornou um tabu.
Mais do que construir uma boa cena teatral, Bernardo Santareno dá-nos uma visão humana, sem maniqueísmos, acentuando na ação o sentido de classe, o sofrimento e os afetos das suas personagens.
Uma peça em que um coro trágico, à maneira do teatro clássico da antiguidade grega, vai sublinhando ou suscitando a ação.”
Uma peça a não perder com entrada gratuita. Os bilhetes podem ser levantados no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida.
Para mais informações: [email protected] | 21237882