O seu filho sonha em ser bombeiro? A escola de Bombeiros do Montijo tem inscrições abertas
Os Bombeiros Voluntários do Montijo vão investir numa Escola de Cadetes e Infantes, a começar já no mês de outubro. Damos a conhecer mais detalhes do novo projeto.

O Montijo On City esteve no quartel dos Bombeiros do Montijo para saber tudo acerca do novo projeto a ser implementado pelos Bombeiros Voluntários do Montijo: a Escola de Cadetes e Infantes. Alexandre Amaro, Cristela Santos, Fábio Silva, Nélio Pereira e Yuri Gomes dão vida e cor a esta iniciativa, não conseguindo esconder o entusiasmo sentido.
Este é um projeto que já vem sendo planeado há algum tempo, mas que só foi possível tomar rumo na posse do comandante Pedro Ferreira. Com este investimento, o quartel de Bombeiros do Montijo espera conseguir incutir esperança e um maior reconhecimento do seu trabalho, enquanto prepara futuros bombeiros para conhecerem a profissão.
“Para além de cativarmos os mais novos a virem para os bombeiros, é uma ótima forma de os colocar a par do que fazemos no dia a dia e, assim, angariar novos sócios e futuros profissionais na área”, destaca Fábio Silva.
O desejo de crescerem é enorme e o empenho que colocam no projeto que pretendem implementar já neste novo ano letivo é notável. Têm, como motivação principal, a vontade de demonstrar às crianças montijenses o trabalho árduo de um bombeiro no dia a dia.
E é neste sentido que a Escola de Cadetes e Infantes procurará formar os seus alunos nas diferentes áreas indispensáveis para o serviço público. Desde formações relacionadas com combate a incêndios florestais e urbanos, acidentes de viação, procedimentos de comunicações e suporte básico de vida, a promessa que a equipa organizadora nos deixa é uma articulação entre divertimento e ensino especializado, algo que certamente enriquecerá quem participar.
Juntam-se assim a outras corporações que já implementaram este projeto e que têm trabalhado com afinco para suprir a falta de voluntários que se tem sentido. No entanto, afirmam que não querem ficar apenas pela colaboração dentro do quartel, mas que procurarão fomentar nas crianças o contacto com outros meios como a Força Aérea ou o Campo de Tiro de Alcochete.
Vamos trabalhar em conjunto com os pais e com a escola para implementar disciplina e responsabilidade nas crianças. Queremos incentivar o respeito. Vão ter disciplina e Ordem Unida, vão aprender a representar uma instituição através também da sua postura com o fardamento, sublinha Fábio Silva.
Quem pode participar na Escola de Cadetes e Infantes? Todas as crianças, desde os 6 anos de idade aos 17 anos. Serão previamente separados em grupos, sendo o grupo dos Infantes representado pelos 6 aos 13 anos e o grupo dos Cadetes dos 14 aos 17 anos. O facto de estarmos em pleno contexto pandémico veio exigir também uma adaptação às normas da DGS, sendo que as vagas para colaborar são limitadas, contando apenas com 15 vagas iniciais.
Os preços oscilam entre os 90 euros anuais, mas cobrem tudo desde atividades exteriores a realizar até seguro e uniforme personalizado para cada participante. A Escola de Cadetes e Infantes funcionará todos os fins-de-semana, durante o decorrer do ano letivo.
Procura uma iniciativa para instruir ao seu filho o desejo de estar ao serviço público? Deixamos aqui uma sugestão que promete ser uma boa aposta para formar cidadãos conscientes e responsáveis.
Contactos
Email: [email protected]