Roteiro pelo Montijo: uma viagem pelo concelho

SAIBA MAIS:

Apresentamos-lhe um roteiro de um dia para visitar a cidade do Montijo e conhecer alguns dos sítios mais emblemáticos da cidade, com paragem obrigatória nos restaurantes da antiga Aldeia Galega. Termine a visita com uma excelente noite de sono e um dia seguinte cheio de aventuras no campo para disfrutar do ar fresco, da calma e tranquilidade de ouvir os passarinhos logo pela manhã.

É do Montijo e acha que já conhece tudo na cidade? Bem, achamos que se vai surpreender e encantar com a nossa rota, sobretudo em tempos que não convém fazer grandes deslocações ou estar em contacto com muitas pessoas.

Croissanterie Parque

Pequeno-almoço na Croissanterie Parque

Ó Paris… Quem não gostava de degustar de um belo croissant, com vista para a Torre Eiffel? Nós também gostávamos, mas saiba que há quem diga que o famoso croissant não é francês mas sim austríaco. Enquanto não se decidem sobre a origem, nós também temos croissants por cá e acredite que são tão bons ou melhores.

Para começar o seu passeio, convidamo-lo a experimentar aqueles que, para nós, são os melhores croissants do Montijo. Sempre quentinhos, frescos e fofos, com chocolate, gila, ovo ou outros, são sempre uma excelente opção e prometemos que terá uma excelente experiência.  Se é do Montijo, certamente já ouviu falar deste espaço e aprova o que dizemos. Sugerimos que prove o Croissant de Ovo com um sumo de laranja natural, delicie-se e depois conte-nos se não tínhamos razão.

Zona Ribeirinha

Passeio pela zona Ribeirinha do Montijo

A Zona Ribeirinha é um sítio de paragem obrigatória na cidade, sendo também um dos mais emblemáticos, com uma paisagem única. Aproveite para observar as aves que por ali andam e também os pescadores que passam pela zona ribeirinha.

Junto ao rio encontramos o Moinho de Maré, que se tornou propriedade municipal apenas em 1995. O moinho vai buscar a sua fonte de energia ao fluxo e refluxo das águas do Rio Tejo. No moinho, conseguimos ver a caldeira e o edifício. No edifício encontram-se os engenhos e na caldeira é onde está armazenada a água para acionar a moagem.

Em 2005 o museu tornou-se num espaço museológico, tendo sido restaurado.

2Burguer

Almoço no 2Burguer

Depois do seu passeio à beira-mar decerto que ficou com apetite. Para o almoço, sugerimos a degustação de um hambúrguer no 2Burguer, um restaurante familiar, decorado com peças reutilizadas e feitas à mão. Neste espaço, além de uma simpatia enorme, encontra também uma cozinha de autor a um preço muito acessível.

Sugerimos que comece a degustação por uns Croquetes de Alheira, siga com um Clássico e remate com um Cheesecake de frutos vermelhos, tudo acompanhado de um bom vinho tinto.

Pegões

Passeio pelo Colonato de Pegões

Siga para Pegões e conheça a história da Colónia de Santo Isidro de Pegões enquanto continua a visita pelo sítio que foi o sonho de muita gente, no século XXI.

A Herdade de Pegões Velhos pertencia a José Rovisco Pais, que quando faleceu, entregou a propriedade aos Hospitais Civis de Lisboa. No entanto a Junta de Colonização Interna desenvolveu um projeto diferente do pensado. Mas conheça mais da história no nosso site. Claro que ao passar pela região não se pode esquecer de comprar uma garrafinha de vinho na Adega de Pegões, que são vinhos muito premiados e a excelente preço e, aqui é Jaime Quendera, enólogo da adega, que recomenda que prove o Syrah ou o Fontanário.

Nicolau e os Patagões

Assista à peça de teatro “Nicolau e os Patagões

Depois de um passeio pelo campo, regresse à cidade e assista à peça “Nicolau e os Patagões”, que terá lugar às 16h30. A entrada é gratuita, no entanto terá que reservar previamente o seu lugar. A peça leva para o palco a magia das artes de rua.

Quando a peça terminar, continue com o espírito natalício e passe pela praça da República e disfrute da iluminação de Natal da cidade.

Casa do Pescador

Jantar na Casa do Pescador

A Casa do Pescador existe há mais de 30 anos, sempre com peixe fresco.

Depois de um passeio pelo campo, certamente estará com fome novamente. Desta vez sugerimos uma refeição de peixe. Delicie-se com um belo peixe grelhado à sua escolha, acompanhado de um vinho branco e siga para uma mousse de chocolate.

Mas não se assuste se não gostar de peixe, o restaurante também oferece vários pratos de carne como bifinhos com natas e cogumelos e picanha.

Herdade do Moinho Novo

Dormir na Herdade do Moinho Novo

Já de barriga cheia e com a preguiça de quem tem o estômago confortável, pode seguir o seu caminho para Canha, de forma a disfrutar do sossego de Canha na Herdade do Moinho Novo.

A Herdade é um agroturismo, ou seja, é um hotel que está inserido numa exploração agrícola, onde pode fazer várias atividades como alimentar os animais e passear no trator. Mas contamos-lhe mais na reportagem que fizemos sobre a herdade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo