Natal com Arte arranca com abertura oficial da iluminação e inauguração de exposição

SAIBA MAIS:

A programação Natal com Arte da Câmara Municipal do Montijo começou esta sexta-feira, 27 de novembro, com a abertura oficial da iluminação de Natal e a inauguração da exposição “Subconsciente” de Valentim Quaresma, na Galeria Municipal do Montijo.

Por volta das 18h00 as luzes e decorações de Natal ligaram-se por toda a cidade, assinalando esta quadra festiva. Antes, às 17h00, foi inaugurada a exposição “Subconsciente”, uma exposição cheia de criatividade na qual Valentim Quaresma coloca em diálogo obras suas nas três áreas que têm feito parte do seu percurso artístico: escultura, joalharia contemporânea e moda.

O processo de criação de Valentim Quaresma envolve a reutilização criativa dos mais diversos materiais, muitas vezes materiais banais, do nosso dia-a-dia, conferindo-lhes um novo valor, uma nova função, transformando as coisas simples do quotidiano em arte.

Valentim Quaresma fez o Curso de Artes Decorativas na Escola de Artes António Arroio e o de Joalharia do Ar.Co. Ainda estudante foi convidado pela estilista Ana Salazar a desenhar os acessórios e a joalharia para as suas coleções, esta colaboração durou 20 anos, de 1990 a 2010. Em 2008 ganha o prémio Accessories Collection of the Year na competição Internacional ITS#7, em Trieste – Itália e dá início à sua própria marca. Desde então tem apresentado o seu trabalho não só em Portugal, mas também em França, Inglaterra, Brasil, Bélgica, Letónia, Angola, Alemanha, Espanha e Senegal.

A exposição, com entrada gratuita, está patente até 6 de fevereiro de 2021, de 3.º a 6.ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, sábados das 9h00 às 12h30, na Galeria Municipal do Montijo.

Este ano a programação do Natal com Arte foi adaptada ao contexto pandémico que o país atravessa, passando na sua maioria por iniciativas online que pode ver no conforto e segurança da sua casa, em família, através das plataformas digitais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo