Celeiro das Sementes: A ‘loja do Barbeirinho’ é um negócio de família há 45 anos

Localizado no centro do Montijo, o Celeiro das Sementes é parte do comércio local da cidade há 45 anos. A ervanária e centro dietético é vulgarmente conhecida como a ‘loja do Barbeirinho’, um negócio de família reconhecido por várias gerações de montijenses.
“A loja já tem 60 anos e está na nossa mão há 45. Antigamente era a Casa das Sementes e Flores, quando o nosso pai ficou com ela passou a ser o Celeiro das Sementes, mas sempre foi muito conhecida como a ‘loja do Barbeirinho’, ainda é muito conhecida assim”, explicam Ana Paula e Maria João Camelo, irmãs e atuais proprietárias do espaço.
No Celeiro das Sementes pode encontrar todo o tipo de produtos vendidos em ervanárias e centros dietéticos, desde chás, suplementos alimentares, alimentação natural, sementes e produtos naturais. Apesar da oferta diversificada e constantemente renovada, os ex-libris da casa perduram ao longo dos anos: os frutos secos a granel e o bolo de milho.
“Os frutos secos a granel são uma das especialidades, sempre existiram nesta casa já desde o tempo da antiga dona. O bolo de milho é o nosso bolo da casa, quando o meu pai comprou o espaço já a antiga proprietária vendia o bolo, mas nunca cedeu a receita. O pai e a mãe procuraram e encontraram uma receita caseira e continuamos a vender. É feito em forno de lenha e tem um gosto muito próprio, é uma receita da casa que se tem mantido ao longo dos anos, há sempre bolo de milho na altura do São Martinho”, conta Ana Paula.



Além da venda de produtos, nesta loja é possível encontrar outros serviços e medicinas alternativas. Há cinco anos, as irmãs criaram o Celeiro das Sementes Espaço Saúde, onde disponibilizam serviço de massagens, consultas de medicina quântica, naturopatia, osteopatia, nutrição, limpeza de ouvidos e reiki.


O Celeiro das Sementes sempre foi um negócio de família. “A minha irmã sempre foi o braço direito do pai, está na loja há cerca de 40 anos. Eu sou mais nova, mas acabei por ficar com ela. O pai faleceu há oito anos e nós segurámos o negócio juntamente com a mãe que sempre trabalhou com o pai”, explica Ana Paula.
Mas afinal o que distingue esta loja dos outros espaços com o mesmo conceito? Para as irmãs a resposta é fácil, “a antiguidade, a seriedade e a qualidade, apostamos muito nestes três conceitos. A antiguidade porque as pessoas já nos conhecem há muito tempo. A seriedade porque tentamos sempre trabalhar com confiança, e a qualidade porque tudo o que vendemos, desde os frutos secos aos suplementos, é tudo com muita qualidade”.
Um dos projetos em vista para o futuro será uma página de venda online para a loja. “Ainda não aconteceu porque gostamos de trabalhar com as pessoas, gostamos de estar e falar com os clientes. Achamos que o online é prático, mas para tratar de questões de medicina e tratamentos acaba por ser impessoal”.


As irmãs pretendem continuar a “lutar todos os dias e a trabalhar para não faltar nada, há sempre aquele produto que as pessoas não encontram nos outros sítios”, ainda assim as dificuldades são muitas. “A conjuntura atual não é fácil e o mercado está um bocadinho esgotado de oferta, as pessoas têm muito por onde escolher, até nas superfícies comerciais”, afirma Ana Paula.
“No Montijo o comércio está envelhecido. Quem está no comércio tenta sempre ter iniciativas e lutar por isto, mas não podemos obrigar as pessoas, falta a cidade ter algo que atraia mais o público também, mas gostávamos que as pessoas do Montijo se lembrassem mais das lojas da terra”, acrescenta a irmã.
Apesar das adversidades, o Celeiro das Sementes tem conseguido perdurar tendo já conhecido muitas gerações de montijenses. “São 45 anos, já vimos muitas pessoas nascerem e muitas pessoas morrerem, é uma vida”, afirma Maria João. “Não é fácil, mas somos positivas, temos de ser afinal foi a nossa opção. Agora é não desistir e andar para a frente”.
Contactos
Rua Afonso Palla, n.º 9, 2870-251 Montijo
212 310 546
965 392 318