Saiba tudo o que pode ou não fazer com as novas medidas preventivas à covid-19

Na passada segunda-feira, a Direção-Geral de Saúde divulgou a atualização de infetados por cada 100.000 habitantes. O Montijo passou a ser considerado um concelho de risco muito elevado de contaminação da covid-19, sendo que a situação veio a piorar.
O Montijo entrou para o grupo de concelhos de risco muito elevado. Vamos explicar as medidas preventivas à covid-19 e o que vai mudar no nosso concelho.
A circulação na via pública aos sábados, domingos e feriados é proibida das 13h00 às 5h00, devendo recolher em casa, cumprindo o dever cívico de recolhimento domiciliário.
O contacto social deve ser evitado, sendo que os eventos e celebrações passam a estar limitados a cinco pessoas, salvo se as pessoas forem do mesmo agregado familiar.
A restauração está também sujeita a estas medidas, sendo que, passam a encerrar até às 22h30. Por mesa podem estar, no máximo, seis pessoas, a não ser que sejam do mesmo agregado familiar. Aos fins de semana e feriados, os restaurantes fecham as 13h00, no entanto podem funcionar com o regime de take away.
Os estabelecimentos comerciais passam a encerrar às 22h00, com exceção das farmácias, consultórios, funerárias, clínicas, postos de abastecimento, take away e rent-a-car.
Aos fins de semana e feriados, os estabelecimentos comerciais vão funcionar apenas entre as 8h00 e as 13h00.
Relativamente ao trabalho, o teletrabalho passa a ser obrigatório. Quando a aplicação do teletrabalho não for possível, é obrigatório o desfasamento de horários, ou seja, alternar os turnos de forma a que o contacto seja o menor possível.
As feiras e mercados estão proibidas, no entanto, este ponto estará dependente da autorização do Presidente da Câmara Municipal do Montijo.
Relativamente aos equipamentos culturais, estes encerram às 22h30.
Recorde-se de que os primeiros casos de covid-19 começaram em 2019, na cidade de Wuhan na China e, aparentemente, a transmissão derivou de animais. Os principais sintomas do novo coronavírus são dor de cabeça, dor muscular, cansaço e assemelham-se aos mesmos sintomas de uma gripe sazonal.