Serviço Municipal de Proteção Civil emite aviso à população com recomendações para o tempo frio

SAIBA MAIS:

O Serviço Municipal de Proteção Civil emitiu um aviso à população devido ao prolongamento de tempo frio, que deverá persistir até dia 14 de janeiro. Através do Facebook da Câmara Municipal do Montijo, são referidas várias medidas preventivas que os montijenses devem adotar.

A nível da proteção individual é recomendado evitar a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura. Deve manter o corpo quente, através do uso de várias camadas de roupa e proteger as extremidades do corpo, usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol, e calçado quente e antiderrapante.

Deve ainda acautelar a prática de atividade física no exterior, prestando atenção às condições do piso para evitar quedas. É recomendada especial atenção aos grupos mais vulneráveis como crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam atividade no exterior e pessoas sem abrigo.

O Serviço Municipal de Proteção Civil alerta ainda para a especial atenção aos aquecimentos com combustão, que podem causar intoxicação devido à acumulação de monóxido de carbono e levar à morte. Deve assegurar uma adequada ventilação das habitações, quando não for possível evitar o uso de braseiras ou lareiras, e evitar o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar.

Em relação à condução é recomendada uma especial atenção em locais onde se forme gelo na estrada, adotando uma condução defensiva. Deve ainda ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, e na permanência junto de áreas arborizadas, estando alerta para a possibilidade de queda de ramos ou árvores em locais de vento mais forte.

É recomendada atenção às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança. Para mais informações contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil através do 212 327 719, ou do email smpc@mun-montijo.pt.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo