Tomás Pinto sagra-se Campeão Nacional em Ginástica de Trampolins
O atleta alcançou o primeiro lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Ginástica de Trampolins, realizado no passado sábado, em Lisboa.

Foi no passado fim-de-semana que Tomás Pinto, em representação do Clube Desportivo do Montijo, arrecadou mais um título de Campeão Nacional, desta vez na categoria de Duplo Minitrampolim no escalão de Elite Júnior.
Desde 2014 que o atleta de 16 anos tem vingado na ginástica e o número de prémios conquistados não para de aumentar. Nesse mesmo ano alcançou o título de Campeão Nacional de minitrampolim, em 2016 foi Campeão Nacional de trampolim sincronizado e Campeão Nacional de duplo minitrampolim, em 2018, no escalão de juvenis.
As condecorações vão além fronteiras, pois também venceu provas internacionais como a Loulé Cup e a Cascais Beach Up. Representou Portugal em dois mundiais (na Rússia, em 2018, e no Japão, em 2019) e, este ano, já foi vice campeão da Europa em duplo minitrampolim na equipa masculina, na Rússia.
O seu talento para a ginástica não é novidade na família, uma vez que também a mãe, Marília Pinto, e a irmã mais velha, Marta Pinto, se destacaram em campeonatos distritais e nacionais e chegaram mesmo a participar em vários festivais de ginástica acrobática com esquemas compostos pelos três.

O Clube Desportivo do Montijo tem tido um papel vincado na família Pinto e foi lá que, aos quatro anos, Tomás Pinto iniciou o seu percurso no mundo da ginástica. Aos sete anos começou a competir e, a partir desse momento, os pais compreenderam que o jovem tinha potencial, como revelam numa entrevista ao Montijo Hoje.
Para conseguir estar preparado para todos os desafios, existem duas coisas que não podem faltar na vida do atleta. Em primeiro lugar, o treino intensivo de três dias por semana, cerca de três horas por dia que, nem com o confinamento foi colocado de parte. E, acima de tudo, o apoio incondicional da família.