5 jardins e parques para desfrutar do ar livre no Montijo

O Montijo tem uma grande área de espaços verdes, onde pode desfrutar do ar puro naqueles que são os pulmões da cidade. Ler um livro, fazer exercício, dar um passeio com o seu animal de estimação, fazer um piquenique, ou simplesmente deitar-se na relva a contemplar o céu e os pássaros, são apenas algumas das atividades que pode fazer nestes jardins e parques que apresentamos na sua cidade.
Em tempos de pandemia, é aconselhado procurar sítios ao ar livre, com a distância necessária de outras pessoas. Sem sair da cidade, uma das melhores opções de garantir o distanciamento social e assim, que todas as medidas de prevenção à COVID-19 são cumpridas e, ao mesmo tempo passar um bom tempo, é ir a um parque ou jardim e usufruir de tudo o que de bom os espaços de verdes têm para oferecer, desde o cheiro das flores ao cheiro a relva recentemente cortada.
Damos-lhe a conhecer alguns espaços verdes que o Montijo dispõe para que possa aproveitar o contacto com a natureza sem sair da cidade.

Parque Municipal Carlos Hidalgo Gomes de Loureiro
Quem é do Montijo e passou a sua infância na cidade, nãose esquece do parque onde lanchava, brincava e o sítio de eleição dos noivos para tirar as típicas fotografias de casamentos, depois da realização da cerimónia na Igreja do Montijo.
O Parque Municipal foi construído em 1929. A sua construção arrastou-se por algum tempo, tendo estado ao abandono durante vários anos. Em 1952, o executivo de José da Silva Leite, considerou este espaço verde muito importante para a população montijense e propôs a remodelação do parque que conta com 3.5 hectares. As árvores plantadas no parque são da nossa flora nacional.
O espaço verde mais famoso e antigo do Montijo tem uma grande área de relvado, um ringue onde pode praticar desporto e o Domus Bar, café onde, na sua infância provavelmente ia buscar um gelado depois de uma longa tarde de brincadeira.

Jardim do Parque do Saldanha
O Jardim do Parque do Saldanha está inserido na Quinta do Saldanha e tem um amplo espaço verde, onde pode fazer várias atividades. Talvez conheça melhor este jardim pela sua pirâmide vermelha onde é frequente encontrar crianças a tentar chegar ao topo da mesma.
No jardim pode aproveitar as sombras das oliveiras para um momento de leitura ou visitar a Ermida de Nosso Senhor Jesus dos Aflitos.
Parque Urbano das Piscinas
O Parque Urbano das Piscinas está situado junto às Piscinas Municipais do Montijo. Se é amante de golfe ou de ténis, saiba que o parque dispõe de equipamentos para a prática destes desportos. Se sempre quis aprender a andar de patins, saiba que o parque também dispõe de uma zona de patinagem.
Este parque resultou de um projeto inovador de captação de água, utilizando água não potável, com demasiados fertilizantes, para a rega das plantas.
O sistema também permite poupar energia, visto que usa apenas as águas superficiais, beneficiando nos consumos de energia.
O conhecido “parque das piscinas” tem uma extensa área de 3.2 hectares

Jardim Vale Salgueiro
O jardim fica situado entre o Bairro do Esteval e o Bairro do Areias e faz parte do corredor verde da Mundet. Neste espaço verde encontramos uma importante linha de água, que vai desaguar no Rio Tejo.

Jardim da Praceta do Minho
O Jardim da Praceta do Minho fica perto da ciclovia do Montijo. É ideal para fazer uns alongamentos e, posteriormente, descansar depois de uma longa corrida ou caminhada.
Também pode aproveitar o ar puro do jardim para passear com o seu animal de estimação e fazer as suas atividades favoritas.