5 jardins e parques para desfrutar do ar livre no Montijo

SAIBA MAIS:

O Montijo tem uma grande área de espaços verdes, onde pode desfrutar do ar puro naqueles que são os pulmões da cidade. Ler um livro, fazer exercício, dar um passeio com o seu animal de estimação, fazer um piquenique, ou simplesmente deitar-se na relva a contemplar o céu e os pássaros, são apenas algumas das atividades que pode fazer nestes jardins e parques que apresentamos na sua cidade. 

Em tempos de pandemia, é aconselhado procurar sítios ao ar livre, com a distância necessária de outras pessoas. Sem sair da cidade, uma das melhores opções de garantir o distanciamento social e assim, que todas as medidas de prevenção à COVID-19 são cumpridas e, ao mesmo tempo passar um bom tempo, é ir a um parque ou jardim e usufruir de tudo o que de bom os espaços de verdes têm para oferecer, desde o cheiro das flores ao cheiro a relva recentemente cortada. 

Damos-lhe a conhecer alguns espaços verdes que o Montijo dispõe para que possa aproveitar o contacto com a natureza sem sair da cidade.

Parque Municipal Carlos Hidalgo Gomes de Loureiro

Parque Municipal Carlos Hidalgo Gomes de Loureiro

Quem é do Montijo e passou a sua infância na cidade, nãose esquece do parque onde lanchava, brincava e o sítio de eleição dos noivos para tirar as típicas fotografias de casamentos, depois da realização da cerimónia na Igreja do Montijo. 

O Parque Municipal foi construído em 1929. A sua construção arrastou-se por algum tempo, tendo estado ao abandono durante vários anos. Em 1952, o executivo de José da Silva Leite, considerou este espaço verde muito importante para a população montijense e propôs a remodelação do parque que conta com 3.5 hectares. As árvores plantadas no parque são da nossa flora nacional.

O espaço verde mais famoso e antigo do Montijo tem uma grande área de relvado, um ringue onde pode praticar desporto e o Domus Bar, café onde, na sua infância provavelmente ia buscar um gelado depois de uma longa tarde de brincadeira.

Jardim do Parque do Saldanha

Jardim do Parque do Saldanha

O Jardim do Parque do Saldanha está inserido na Quinta do Saldanha e tem um amplo espaço verde, onde pode fazer várias atividades. Talvez conheça melhor este jardim pela sua pirâmide vermelha onde é frequente encontrar crianças a tentar chegar ao topo da mesma.

No jardim pode aproveitar as sombras das oliveiras para um momento de leitura ou visitar a Ermida de Nosso Senhor Jesus dos Aflitos.

Parque Urbano das Piscinas

O Parque Urbano das Piscinas está situado junto às Piscinas Municipais do Montijo. Se é amante de golfe ou de ténis, saiba que o parque dispõe de equipamentos para a prática destes desportos. Se sempre quis aprender a andar de patins, saiba que o parque também dispõe de uma zona de patinagem.

Este parque resultou de um projeto inovador de captação de água, utilizando água não potável, com demasiados fertilizantes, para a rega das plantas.

O sistema também permite poupar energia, visto que usa apenas as águas superficiais, beneficiando nos consumos de energia. 

 O conhecido “parque das piscinas” tem uma extensa área de 3.2 hectares

Jardim do Vale Salgueiro

Jardim Vale Salgueiro

O jardim fica situado entre o Bairro do Esteval e o Bairro do Areias e faz parte do corredor verde da Mundet. Neste espaço verde encontramos uma importante linha de água, que vai desaguar no Rio Tejo.

Jardim da Praceta do Minho

Jardim da Praceta do Minho

O Jardim da Praceta do Minho fica perto da ciclovia do Montijo. É ideal para fazer uns alongamentos e, posteriormente, descansar depois de uma longa corrida ou caminhada.

Também pode aproveitar o ar puro do jardim para passear com o seu animal de estimação e fazer as suas atividades favoritas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo