Receitas típicas montijenses para se deliciar este domingo

É domingo e não sabe o que fazer? Apresentamos-lhe três receitas de bolos típicos do Montijo para se deliciar enquanto lê um livro ou vê um filme na sua tarde de domingo.
A quarentena acabou e talvez esteja a pensar que esgotou todas as receitas de bolos, nessa altura. Mas nós damos-lhe a conhecer as receitas para fazer uma ou, quiçá as três, de doces típicos do Montijo para encantar os mais novos e até os mais velhos.
Prepare um chá quentinho e acompanhe-nos nestas receitas deliciosas.

Fonte: Doces Regionais
Queijadinhas do Montijo
As Queijadinhas do Montijo ou Queijadinhas de Leite têm como principal ingrediente o leite. Estes bolos, fáceis na sua confeção prometem que irá deliciar-se a degustar este belo doce tipicamente montijense.
Ingredientes:
- 1 litro de leite
- 2 gemas
- 200 g de farinha
- 25 g de margarina
- 6 ovos
- 800 g de açúcar
- essência a gosto (opcional)
Preparação:
Peneire a farinha e o açúcar para numa tigela.
Leve o leite ao lume até ferver e dissolva a margarina no leite quente.
Deite o leite com a margarina derretida na mistura de farinha e açúcar, envolva e deixe arrefecer um pouco.
Bata os ovos inteiros com as gemas e misture-os no preparado anterior, mexendo devagar.
Unte formas pequenas de alumínio, encha-as com o preparado e leve ao forno, a 250º C.
Depois de prontas, deixe arrefecer um pouco e coloque-as em forminhas de papel frisado.

Fonte: Doces Regionais
Aldeanos
Os Aldeanos são bolinhos tipicamente montijenses. A designação dos mesmos está relacionada com a antiga Aldeia Galega do Ribatejo, sendo os seus habitantes conhecidos como Aldeanos. Em 1930, a aldeia passou a chamar-se Montijo.
Ingredientes:
- 100 g de miolo de amêndoa moído
- 100 g de gila
- 100 g de margarina
- 15 g de fermento
- 150 g de farinha
- 170 g de açúcar
- 6 ovos
Preparação:
Amasse a margarina com o açúcar e os ovos.
Acrescente a chila, a amêndoa e a farinha, previamente misturada com o fermento.
Envolva bem os ingredientes e deite o preparado em formas de queijadas, salpicadas com água e polvilhadas com farinha.
Leve a cozer em forno brando (120º C), entre 25 a 30 minutos.
Retire os bolinhos do forno, deixe arrefecer e coloque em forminhas de papel frisado.