Academia Sénior de Sarilhos Grandes de portas abertas

SAIBA MAIS:

A Câmara Municipal do Montijo inaugurou oficialmente a Academia Sénior de Sarilhos Grandes no Dia Internacional das Pessoas Idosas, a 1 de outubro. A cerimónia decorreu nas instalações da Academia Musical União e Trabalho (AMUT).

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, esteve presente e relembrou que as academias seniores são “espaços de encontro das pessoas, de integração dos seniores e de reforço da nossa coesão social. Abrimos esta nova Academia numa altura de pandemia, em que nos aconselham o distanciamento social, e fazemo-lo simbolicamente como um momento de união e aproximação entre as pessoas”.

O autarca relembrou os valores da cidadania, da solidariedade e do voluntariado que estão na base dos Projetos Municipais de Envelhecimento Ativo.

A cerimónia contou com um momento de poesia pela Academia Sénior de Pegões e Canha e com um apontamento de fado pela Academia Sénior de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia.

A Academia Sénior de Sarilhos Grandes está a funcionar desde junho, nas instalações da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Sarilhos Grandes. Tem já cerca de 30 alunos inscritos, promovendo aulas e outras atividades em parceria com a Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes, a Associação de Reformados e Pensionistas de Sarilhos Grandes, a AMUT e as escolas da freguesia.

O projeto, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional de Lisboa 2020, com a tipologia “Idade Mais”, destinado a pessoas com idade igual ou superior a 55 anos e que residam na freguesia, tem como principal objetivo combater o isolamento, estimular a participação cívica, o envelhecimento ativo e a promoção de encontros intergeracionais.

Contempla, assim, uma intervenção global ao nível psicossocial, disponibilizando um acompanhamento individualizado e de grupo e desenvolvendo atividades de nível físico, cognitivo, artístico e cultural e aulas de diversas disciplinas em regime de ensino não formal, como, por exemplo, ginástica, informática, artes, música, danças, cidadania, língua portuguesa (alfabetização), entre outras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo