Baixa ConVida: “O Comércio Local é a própria cultura da cidade materializada na “vida” que corre nas suas artérias e ruas!”

Entrevistámos Tânia Melo, que nos contou mais sobre a Comissão da Baixa, que engloba mais de 230 lojistas e empresários montijenses. O objetivo principal é a organização de vários eventos e iniciativas, com a finalidade de promover o comércio local, que é o coração de uma cidade.

Numa altura em que os sonhos parecem estar num lugar longínquo, é importante continuarmos a apoiar e a consumir junto do comércio tradicional, para manter os seus sonhos vivos, assim como a cultura da nossa cidade. 

Em que consiste o projeto A Baixa ConVida? 

A Comissão da Baixa engloba mais de 230 lojistas/empresários do Comércio Tradicional do Montijo e tem por objetivo principal a planificação, organização e concretização de iniciativas e eventos que promovam o Comércio Local junto da População.

Como surgiu a ideia? 

A ideia surgiu de uma necessidade de apoio e dinâmica que nunca se conseguiu através da Associação de Comerciantes ou de qualquer outra entidade existente. 

Peddy Paper. A Associação costuma reunir cerca de 75 jogadores

Conte-nos um pouco sobre o seu percurso. 

A Cristina Fuste tem a Loja Bambil e cresceu atrás do balcão da mesma (sempre na companhia da sua mãe, a Sra. Amália), a Tânia Melo é uma das sócias da Ervanária Essência Nature (Licenciada em Gestão de Marketing, decidiu apostar, há 8 anos, juntamente com a sua irmã Marina Curinha, na materialização desse negócio) e o Luis Saboia que é Artista Floral, foi também há 8 anos que decidiu acreditar na sua criatividade e habilidade nata, apostando na abertura do seu espaço – Verde e Côr e a Mão do Senhor.

No ano passado criaram um vídeo para promover o comércio local. Como é que apareceu a ideia?

Estamos sempre atentos às tendências e a forte presença das pessoas nas redes sociais, pedia algo mais visual e com uma mensagem forte de identidade (reforçada até pela voz da nossa Dulce Pontes – também ela montijense), não só enquanto lojistas, mas acima de tudo, enquanto Comunidade.

Como é que foi o processo? 

Foi bastante complexo e trabalhoso, mas como a sua execução esteve nas mãos de um verdadeiro profissional e como o ambiente entre colegas lojistas é muito bom, acabou por ser bastante divertido.

Considera que teve os resultados que pretendiam?

Sim, sem dúvida! O filme reflete muito o nosso sentido de identidade e comunidade! Passa não só a imagem da dinâmica e dos sentimentos que se vivem no nosso Comércio Tradicional, mas também uma mensagem de Força e Esperança para os montijenses, nesta fase tão delicada para todos nós.

“São cada vez mais os novos rostos que se aventuram pelo centro da cidade, onde procuram encontrar uma experiência de compra mais autêntica e humana”

Porque é que, para si, o comércio local contribui para a cultura da cidade?

O Comércio Local não contribui para a Cultura da Cidade… o Comércio Local é a própria Cultura da Cidade materializada na “vida” que corre nas suas artérias e ruas!

Considera que deveriam haver mais iniciativas para a promoção do comércio?

Sempre! Pois a promoção do Comércio, é na verdade a promoção da própria vida em Comunidade, onde a proximidade, a empatia, a integração e o cuidado uns pelos outros são valores que se elevam, fazendo com que toda a população saia beneficiada!

Em tempos de confinamento, que dicas pode dar ao comércio para se reinventar? 

Apostarem bastante em formação e criação de conteúdos para as redes sociais, pois é lá que o consumidor atual passa grande parte dos seus dias. Providenciar a possibilidade de entrega ao domicílio.

Sente que os montijenses têm aderido bem ao comércio local?

Sim, são cada vez mais os novos rostos que se aventuram pelo centro da cidade, onde procuram encontrar uma experiência de compra mais autêntica e humana, juntando a necessidade ao prazer de comprar.

T-shirts da Comissão da Baixa

Quais foram as iniciativas que já promoveram e quais tencionam promover? 

Foram várias, desde a criação de um logótipo oficial (concebido por um artista montijense – João Rodrigues), a identificação dos espaços aderentes através de uma Bandeira (cuja imagem é renovada de acordo com a época), criação de um Mapa da Cidade com o Comércio e Espaços Culturais que nele existe, Sacos em Papel com o logotipo da Baixa, Revista em Papel (com mapa integrado, publicidade, calendário de eventos, receitas locais, etc), Calendário de Parede e de secretária com rostos bem conhecidos do Comércio Local, criação do nosso Site Oficial (www.baixadomontijo.pt) onde pode encontrar o mapa de todos os estabelecimentos, a página de FB e Instagram (onde colocamos entrevistas, partilhamos histórias e todo o tipo de iniciativas e eventos relacionados com a Baixa do Montijo), Desfiles de Moda, Peddy Papers, Mercados de Natal, Campanhas Temáticas, Formação para colegas (já conseguimos realizar de informática e de vitrinismo) almoços e jantares de confraternização entre colegas lojistas e até clientes, criamos um cartão de descontos entre colegas com o intuito de incentivar os colegas a comprarem uns aos outros.

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