Casa do Ambiente acolhe nova campanha da SIMARSUL

O município do Montijo juntou-se assim a vários locais que recebem a campanha "Seja um SUPERAMIGO. LIXO, no ESGOTO, NÃO!", uma iniciativa que pretende sensibilizar a população para a importância ambiental.

O Município do Montijo aderiu à campanha da SIMARSUL, entidade responsável pelo sistema de transporte e tratamento de águas residuais da região da península de Setúbal, na divulgação da iniciativa “Seja um SUPERAMIGO. LIXO, no ESGOTO, NÃO!”.

O intuito desta iniciativa consiste em chamar à atenção da comunidade para o impacto negativo que a “colocação indevida de resíduos nas redes de saneamento tem no processo de tratamento e no funcionamento das infraestruturas de águas residuais”.

É com o âmbito de sensibilizar a população para a preservação ambiental que a Casa do Ambiente no Montijo recebe esta exposição que se encontrará patente durante os meses de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022. A exposição contará com uma mostra de imagens, fotos e amostras de monstros reais e dos seus impacto nocivos.

Através desta homenagem aos trabalhadores da SIMARSUL, que combatem os “monstros feitos de lixo e gorduras que pessoas e indústrias deitam indevidamente pelo cano abaixo”, a mensagem que procuram transmitir recai sobre a importância de um trabalho cooperativo entre todos os indivíduos pertencentes à sociedade para “não fazer da sanita um caixote de lixo”.

A SIMARSUL reforça ainda que “A colocação indevida de resíduos nas redes de saneamento provocam entupimentos das infraestruturas, em especial das estacões elevatórias e de tratamento de águas residuais, provocando o seu mau funcionamento e a sua deterioração, obrigando ao trabalho árduo e complexo de limpeza dos sistemas, por forma garantir que as infraestruturas continuem a funcionar adequadamente e que o processo de tratamento seja eficaz, evitando que esses resíduos sejam lançados para o rio”.

Apelam ainda ao cuidado particular com resíduos como toalhitas, fio dental, cabelos, cotonetes, pensos higiénicos, tampões, preservativos, pensos rápidos, ligaduras, beatas, pastilhas elásticas, pequenos plásticos, medicamentos, óleos alimentares usados e restos de comida, que, deitados na sanita, não se tornam benéficos para o ambiente.

A mensagem da exposição apela a que todos façam a sua parte – “Lixo no esgoto, Não!

Destaque:

Exposição: “Seja um SUPERAMIGO. LIXO, no ESGOTO, NÃO!”, patente de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, na Casa do Ambiente, Montijo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo