Festa da Atalaia a Maravilha da Cultura Popular decorre até 10 de Agosto
A Câmara do Montijo candidatou a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia às 7 Maravilhas da Cultura Popular. A tradição conta com a participação dos círios do concelho de Palmela, com a autarquia a “valorizar e dar mais visibilidade a uma manifestação cultural que é das mais antigas do país e uma referência única na região”.

A Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, no Montijo, é uma das sete finalistas regionais do distrito de Setúbal às 7 Maravilhas da Cultura Popular e as votações estão a decorrer até dia de 10 de Agosto, através do 760 207 815.
A candidatura da Câmara do Montijo conta com o apoio do concelho de Palmela, que tem uma ligação histórica à romaria a Nossa Senhora da Atalaia, com a mobilização todos os anos dos três círios da Carregueira, Olhos de Água e Quinta do Anjo. A tradição secular leva até à Atalaia milhares de romeiros do concelho de Palmela, para festejarem o evento em honra de Nossa Senhora, integrando a procissão ao som dos foguetes, o pagamento de promessas, a arrematação de bandeiras e diversas manifestações populares, que decorrem nas casas dos círios.
Este ano a pandemia do Covid não irá permitir a deslocação dos romeiros, que no último fim de semana de Agosto ocupavam a povoação da Atalaia, regressando ao concelho de Palmela na segunda-feira seguinte, após a lavagem da cara na Fonte da Senhora, e desfilavam em redor da Igreja do Pinhal Novo.
A Cultura Popular ficará mais rica com a participação na final da romaria da Nossa Senhora da Atalaia na eleição das 7 Maravilhas do património cultural material e imaterial de Portugal para valorizar uma manifestação cultural que é das mais antigas do país e uma referência única na região.
A RTP é a televisão oficial e o projeto conta com o patrocínio do Presidente da República e as populações devem mobilizar-se até dia 10 de Agosto para que a Festa da Nossa Senhora da Atalaia chegue à final.