Festa nasceu de uma promessa em 1507 para acabar com a peste

A Festa da Nossa Senhora da Atalaia tem mais de 500 anos e nasceu de uma promessa para acabar com a peste, que atingia Lisboa, feita pelos empregados da Alfandega da capital e dando origem à criação de três dezenas de círios, restando cinco que continuam a promover a tradição.

Montijo, Palmela e Sesimbra estão mobilizados para que a Festa da Nossa Senhora da Atalaia chegue à final das 7 Maravilhas da Cultural Popular. A votação está a decorrer até dia 10 de Agosto, de uma tradição com mais de 500 anos, de forte componente religiosa, que continua a ser mantida pelos cinco círios da Carregueira, Olhos de Água, Quinta do Anjo, Azóia e Círio Novo, no concelho do Montijo. 

Promessa contra a peste

A Romaria da Atalaia nasceu de uma promessa feita em 1507, quando a peste atingiu a capital e os

empregados da Alfândega de Lisboa iniciaram a criação de círios, que vinham até à Atalaia para agradecer à Nossa Senhora.

A tradição tem-se mantido até hoje, com cinco círios a continuarem a venerar a Nossa Senhora da Atalaia.

Manda a tradição que cada círio dê três voltas ao Cruzeiro-Mor com o desfile das bandeiras que os identificam, subindo a escadaria até ao santuário  acompanhados pela imagem de Nossa Senhora da Atalaia.

No domingo realiza-se a procissão colectiva com a participação de todos os círios e o cumprimento de promessas com velas a arder à entrada da Igreja.

Os festejos continuam pela noite dentro das casas dos círios, onde são arrematadas as bandeiras, que atingem milhares de euros.

Recorde-se no tempo da Guerra Colonial a capela ao lado da Igreja tornava-se num santuário onde eram colocadas as fotografias dos militares, como ponto alto do pagamento de promessas por familiares,

Os círios do concelho de Palmela, Carregueira, Olhos de Água e Quinta do Anjo, antes de rumarem à Atalaia promovem um peditório de porta a porta, duas semanas antes dos festejos, tocando pelas ruas ao ritmo de uma gaita de foles, uma caixa, um bombo e um clarinete. Quando o valor justifica são atirados foguetes a anunciar os festejos.

Na sexta-feira, primeiro dia dos festejos, os círios vão em romaria até à Atalaia onde se alojam nas casas dos círios.

A votação está a decorrer até dia 10 de Agosto e continuem a ligar através do nº 760 207 815 para que a Festa da Nossa Senhora da Atalaia chegue à final das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao Topo