Hora do Conto Online: “O Tesouro” para explicar o Dia da Liberdade às crianças

A hora do conto “1,2,3…um conto de cada vez!” é uma iniciativa da Biblioteca Municipal do Montijo.

Este sábado, 24 de Abril, às 15h30 a “Hora do Conto Online” será dedicada ao Dia da Liberdade. Para além disso, esta sexta-feira, dia 23 de Abril é também o dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor o que torna esta “Hora do Conto Online” ainda mais especial. O livro deve ser celebrado e visto como um meio de transmissão de liberdade de pensamento e veículo essencial para a evolução das mentalidades.

O “Tesouro” de Manuel António Pina (1943-2012) foi o livro selecionado para transmitir a história do 25 de Abril aos mais pequenos. Considerado como literatura infanto-juvenil, foi escrito em 1993. Em 1999, nos 25 anos do 25 de Abril, “O Tesouro” deu origem ao premiado filme de João Botelho: Se a Memória Existe.
Este conto é uma singela abordagem à nossa história recente, da vida em ditadura “O País das Pessoas Tristes” até à alvorada da democracia “Portugal”, usando uma linguagem poética destinada às crianças e respetivas famílias. Nesta obra, o autor conta-nos que há muitos anos num país muito distante vivia um povo muito infeliz pois alguém lhes roubara o mais belo tesouro do mundo: a liberdade. Mas um dia os soldados pegaram nas armas e prenderam os ladrões que lhe tinham retirado o tesouro mais precioso de todos: era o dia 25 de Abril de 1974 o qual passou para sempre a ser chamado Dia da Liberdade.

O escritor e jornalista Manuel António Pina foi galardoado em 2011 com o Prémio Camões, o mais importante da Língua Portuguesa, Manuel António Pina tem uma vasta obra de poesia e literatura infantil, sendo também autor de inúmeras peças de teatro e de livros de ficção e de crónica.

Este sábado veja com os seus filhos a “Hora do Conto Online” às 15h30 via Facebook da CMM.

O poeta Manuel António Pina

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo