Montijo vai ter Hospital de Dia de Psiquiatria

SAIBA MAIS:


Num momento em que a saúde mental tem sido tão discutida no sentido de sublinhar a sua importância e desmistificar as doenças mentais exacerbadas num contexto pandémico de isolamento, foi decidido um apoio financeiro de 5.900€ pela Câmara Municipal do Montijo para aquisição de equipamento destinado a integrar o Hospital de Dia de Psiquiatria, que irá funcionar, em breve, na Unidade Hospitalar do Montijo, nas antigas instalações de Medicina Interna.
O apoio financeiro solicitado destina-se à aquisição de oito cadeirões para que os doentes realizem as suas intervenções terapêuticas em condições clínicas e de conforto adequadas.

A criação do Hospital de Dia irá contribuir para a manutenção dos doentes inseridos nas famílias e na comunidade. Trata-se de uma unidade destinada a utentes com potencial reabilitativo, em fase de recuperação, a merecer uma intervenção diária e intensiva.

O Hospital de Dia, um investimento de cerca de 200 mil euros é uma das três novas estruturas técnicas que estão a ser desenvolvidas no âmbito do “InCom”, um projeto de Intervenção Comunitária em Saúde Mental, desenvolvido em conjunto com o ACES – Arco Ribeirinho, da responsabilidade do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Montijo Barreiro.

O projeto “InCom” tem como principais objetivos o combate ao estigma relativo à doença mental, a prestação de cuidados de Saúde Mental de qualidade, a melhoria da acessibilidade da população a estes cuidados, a promoção da articulação entre os vários prestadores de cuidados de Saúde e a estabilização psicopatológica e reabilitação psicossocial dos utentes com doença mental.

Fonte: Câmara Municipal do Montijo



Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo