Peças com Alma: A loja de decoração com a bicicleta “estacionada” à porta

SAIBA MAIS:

Aos 40 anos Fernanda Palma resolveu mudar radicalmente de vida. Deixou o emprego como chefe de secção de um supermercado e abriu um espaço físico para a Peças com Alma, uma loja de decoração de interiores com peças de autor, localizada na Avenida dos Pescadores, no Montijo.

O espaço tem cerca de um ano, mas o projeto já existia anteriormente. O marido de Fernanda, Rui Palma, é o “artista da casa”. Rui é motorista, mas nos tempos livres dedica-se aos trabalhos manuais, “gosta de trabalhar essencialmente a madeira e os materiais naturais e dar outra vida a coisas que supostamente já não a tinham”, explica.

Fernanda começou por divulgar as peças feitas pelo marido na rede social Facebook e “as pessoas começaram a aderir”. Em julho de 2019, Fernanda decidiu conjugar os seus conhecimentos na área de decoração e têxteis com as peças feitas por Rui, e abrir o seu próprio espaço. O nome vem da dedicação do marido e por este fazer “de facto peças com alma”, únicas, porque “o tronco de madeira nunca é igual”, e personalizáveis.

A loja dispõe também de serviços de venda e aplicação de papel de parede, cortinados por medida, restauro de móveis, especialmente pinturas em tinta de giz, venda de artigos por encomenda e aconselhamento.

Situada no coração da cidade a pequena loja não deixa ninguém indiferente. A bicicleta branca com um cesto de flores “estacionada” à porta chama à atenção e faz abrandar o trânsito. Surgiu com o objetivo de destacar o espaço e alertar para a proibição de estacionamento naquele local, mas rapidamente se tornou na imagem de marca.

“Uma colega veio visitar a loja e ela não conhece nada do Montijo, então perguntou onde era a nova loja de decoração e uma senhora respondeu ‘ah deve ser a loja da bicicleta’”, conta Fernanda.

O período de quarentena correu “espantosamente bem” para a Peças com Alma. Na primeira semana Fernanda ficou “um bocadinho adormecida e sem saber o que fazer”, mas decidiu que não podia parar. Pegou no telemóvel e foi até à loja, fotografou todos os artigos e começou a fazer publicações diárias no Facebook.

“As coisas começaram a correr muito bem, algumas peças eram vendidas em cinco minutos”. Fernanda começou a levar as encomendas até à porta dos clientes, chegou a ir até à Quinta do Anjo e a enviar artigos para o outro lado do rio. Quando voltou a abrir o espaço teve de fazer compras porque “tinha a loja vazia”.

Fernanda acredita que o que distingue a Peças com Alma é o facto de vender artigos diferentes, apesar do preço também ajudar, “além disso acho que é a atenção que damos ao cliente e a confiança que passamos, fazemos as coisas no dia certo e dificilmente falhamos”.

Os planos para o futuro passam por continuar a dar resposta à procura dos clientes. A mudança para uma loja maior ainda não está no horizonte, Fernanda gosta do pequeno espaço porque permite “estar sempre a mudar e a trocar as coisas de um lado para o outro”, um hábito que herdou nos 20 anos de trabalho no supermercado, deixados para trás para dar lugar ao seu próprio negócio.

Contactos:

932 015 454

pecascomalma@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo