V Concurso Internacional de Composição Musical Jorge Peixinho

O concurso, uma homenagem ao maestro montijense, Jorge Peixinho, um dos maiores compositores do século XX é organizado pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, criado por Jorge Peixinho em 1970. O compositor nascido em 1940 é um dos representantes culturais duma geração vítima do isolamento cultural imposto pela ditadura sem, por isso, deixar de desenvolver uma ação criativa e cívica original.

Pretende ser um incentivo à criação musical e à divulgação do trabalho de jovens compositores, contribuindo para o incremento do repertório contemporâneo de música de câmara.

Existirão duas categorias dentro da formação do GMCL (Mezzo-soprano, Flauta, Clarinete, Violino, Viola, Violoncelo, Harpa, Percussão e Piano):
A – Categoria Ensemble (formação completa do grupo)
B – Categoria Música de Câmara (mínimo de quatro intérpretes)
Em todas as categorias poderá ser incluída eletrónica.

Serão atribuídos dois prémios em cada categoria, 1º e 2º prémios.
As obras premiadas terão a edição da partitura e partes pela editora AVA e sua apresentação em concerto com transmissão na Antena 2.
Ao 1º Prémio da categoria A será, também, atribuído um valor monetário de 4.000€.
Ao 1º Prémio da categoria B será, também, atribuído um valor monetário de 3.000€.

O Júri será constituído por: Ivan Fedele (presidente), Gerhard Stabler, João Madureira, Carlos Caires, Jaime Reis, Jorge Sá Machado e Ada Gentile (convidada especial).

As obras a concurso e o formulário de inscrição deverão ser enviadas em formato digital (pdf), até ao dia 20 de agosto de 2021 para: gmclconcursocomposicao@gmail.com e gmclisboa@gmail.com.

Consulte o regulamento aqui.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo