A loja de artigos religiosos que vai levar S.Pedro até ao Papa Francisco

SAIBA MAIS:

É no centro do Montijo, na Rua Agostinho Fortes, que encontramos a S. Pedro, uma loja de venda de artigos religiosos e artesanato.

Maria João Cabral, a proprietária, era gerente de uma loja de têxteis, mas sempre esteve ligada à Igreja e foi numa peregrinação a Fátima que surgiu a ideia para a abertura deste espaço. “Gostava de mudar de ramo, estava um bocadinho cansada do trabalho e dos horários. Numa dessas peregrinações pensei ‘porque não abrir uma loja de artigos religiosos?’, assentei ideias e resolvi arriscar”, explica.

Em funcionamento desde 2018, a S. Pedro dispõe de todo o tipo de artigos religiosos, desde terços, figuras, presépios, velas personalizadas, e lembranças para batizados e primeira comunhão. No entanto, o artigo principal e imagem da loja é “o nosso S. Pedro”, o santo mais popular do Montijo.

“É uma imagem criada por mim, não fui eu que a fiz, mas fui eu que a idealizei. Procurei em todo o lado a imagem do nosso S. Pedro e não existia, nem mesmo uma imagem antiga da qual pudesse tirar o molde e fazer a figura. Decidi que tinha de ter a figura de S. Pedro, é uma imagem da terra e que a caracteriza. Gostava que as pessoas do Montijo, e não só, a pudessem ter”, conta Maria João. É uma dessas figuras de S. Pedro que já está a caminho do Vaticano para ser entregue ao Papa Francisco.

“Pedro é a pedra da Igreja, então achei que tinha de oferecer uma figura de S. Pedro ao Papa Francisco. Pedi ajuda aos vários padres que conheço e pedi ajuda ao nosso Bispo, mas neste momento devido à pandemia é mais difícil. Está a caminho, mas ainda não chegou, irá chegar com certeza, é uma imagem muito forte da Igreja”, explica.

A chegada da pandemia e da quarentena trocou as voltas a Maria João e às ideias programadas para este ano, acabando a aposta por recair sobre as redes sociais. “Optei por fazer o que fazia quando iniciei a loja, fui publicando os artigos que ia recebendo e os que já tinha na página de Facebook da S. Pedro, basicamente acabei por estar a vender online. Fazia entregas ao domicílio e também enviei muito para o estrangeiro”.

Maria João tem muitas incertezas em relação ao futuro da pequena loja, “até dezembro vamos ver, depois não sei”, afirma. Ainda assim, a proprietária da S. Pedro pretende continuar a fazer os possíveis para conseguir artigos diferentes para os seus clientes.

“Gostava de ter outros artigos aqui, adorava conseguir investir em arte sacra antiga, coisas lindíssimas. Adorava ter peças para se fazer terços únicos, gostava de ter artigos únicos”, afirma. O futuro é incerto, mas de uma coisa Maria João tem a certeza: “a S. Pedro existe pela minha fé, pelo meu sonho, por ser o que amo”.

Contactos

Rua Agostinho Fortes n.º 3, 2870-252 Montijo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo