Herdade do Moinho Novo: Um segredo bem guardado em Canha

Foi por volta das 11h00 que chegámos à Herdade do Moinho Novo, em Canha, depois de um longo caminho entre a natureza, onde não encontrámos muitas placas para a herdade. Entrámos na propriedade e ficámos logo encantados, não só com a vista maravilhosa para o montado, mas também com a calma e tranquilidade que sentimos. Se precisa de descansar do movimento da cidade, saiba que a poucos quilómetros, em Canha, encontra o paraíso.

É verdade, confessamos que nos perdemos no meio daquele cenário de encantar onde tentámos tirar fotografias que ficassem iguais à paisagem que tínhamos pela frente, só para que pudesse ver o que estávamos a ver, esmerámo-nos, mas confessamos que ao vivo a paisagem ganha vida com o mugir das vacas e o chilrear dos pássaros. 

Herdade do Moinho Novo

Às vezes procuramos novas experiências, fora do que fazemos habitualmente nas nossas rotinas, faz bem experimentarmos coisas novas, como o agroturismo, que é um tipo de turismo com alojamento numa exploração agrícola, que tem como objetivo o contacto com as várias atividades agrícolas, como a alimentação de animais. 

José Carlos, andava com os turistas no trator a alimentar às vacas no outro lado do montado, na segunda atividade do dia na Herdade, acompanhado pela esposa e pelos seus dois cães que iam em cima dos fardos de palha no trator. Pois é, se é fã de animais de estimação este é o sítio certo, mas continue por aí que já contamos mais. 

Alexandra, que trabalha na Herdade há oito anos encontrou-nos na receção e fez-nos uma visita guiada. Começámos pelas casas, das oito casas que têm visitámos apenas algumas porque as outras tinham hóspedes ou estavam a ser preparadas. Por dentro, confessamos que as casas são tão encantadoras como são por fora, mas a varanda é arrebatadora. E o duche? Já imaginou tomar banho com vista para a Natureza? Pois é, parece uma cena de filme mas n’A Herdade do Moinho Novo é assim. A ideia com que ficamos quando entramos nestas casas suspensas e modernas de madeira é que a casa está em perfeita harmonia com a natureza e, apesar de estarmos numa casa, sentimos que estamos no meio da natureza.

Todas as casas têm um nome e estão decoradas consoante o nome, por exemplo, a casa Futuro está decorada com artigos modernos e de aparência futurista. 

Durante o passeio, Alexandra conta-nos que na herdade além de agroturismo realizam também eventos e têm um Hotel para Cães. Ficou maravilhado? Nós também, é um sitio ótimo para o seu cão brincar ao ar livre, mas já lá vamos.

Pelo caminho vimos uma estrutura grande em construção e Alexandra explicou-nos que ali será um salão de eventos.

Herdade Moinho Novo

Saímos da área do alojamento pelas 12h00 e fomos até à Quinta. Vimos as avestruzes, que não podiam faltar, não tivesse José Carlos começado pelo negócio de avestruzes, de seguida passámos pelos burros, animais muito afáveis que pediam festas e até sorriam, é verdade, garantimos que o burro sorriu. Não acredita? Ora veja bem a imagem que colocámos abaixo. 

Depois de muitas festas, e não, não conseguimos resistir ao encanto dos burrinhos, mas tivemos que colocar o coração de lado e seguir caminho, vimos as ovelhas que todas contentes, pediam-nos comer a pensar que era hora de almoçar.  E não pense que os animais estão sempre dentro das vedações, há sempre os mais espertos que conseguem sair e, desta forma, encontramos ovelhas com galinhas, e pelos funcionários e donos, tudo bem, até porque vemos que gostam muito de cada animal que ali se encontra.

Para os mais pequenos, têm também póneis, aqueles “cavalinhos pequeninos” que todos gostávamos de ver quando éramos crianças, mas também tem cavalos e pode fazer um batismo como atividade extra.

Na Quinta encontrámos também perus, carneiros, porcos, entre outros animais, mas temos que destacar a Sara, uma vaca “de estimação” que foi criada ali na Herdade. A vaca não ri como o burro, porém é muito dócil, mas atenção a entrar na cerca porque ela entusiasma-se tanto quando vê pessoas que se esquece do peso que tem, é mais ou menos como o seu cão mas acrescente mais uns 600 e poucos quilos.

Um pouco mais à frente encontramos outra estrutura para organização de eventos. Se quer um casamento diferente, com um cariz mais rústico, não procure mais. Corra para garantir a sua vaga.

Estávamos nós a apreciar o espaço de casamentos e passa José Carlos com o seu trator e os clientes. Despedimo-nos de Alexandra que foi uma ótima guia, e fomos então ao encontro de José para conversarmos sobre este projeto magnifico que é um segredo no meio da Natureza, e que belo segredo. 

Encontrámos então José Carlos e a sua esposa, que foi arrumar o trator, logo questionámo-lo sobre como surgiu o projeto, e o proprietário explicou “acabei os estudos e adquiri esta propriedade se nada, com a ajuda dos meus pais e dos apoios comunitários. Nos primeiros três anos vivi na vila, de 1997 a 2000, e o objetivo inicial era fazer avestruzes. Fiz avestruzes de 2007 a 2009 e, entretanto, desisti. Em 2000 comecei também a fazer vacas, além das avestruzes e em 2004 comecei a fazer Hotel para Cães. Em 2009 fiz campo de férias para crianças e depois comecei a fazer uma coisa que era os fins de semana em família e fiz o upgrade para isto que tenho hoje. Nenhum destes projetos era um projeto inicial, o objetivo era fazer apenas avestruzes, mas as coisas vão surgindo. Por exemplo, os meus cães mataram as ovelhas do vizinho e em vez de fazer uma box para ter os cães fiz 6 e, em 2004 coloquei o Hotel para cães na internet. No ano seguinte, não tinha mais espaço para colocar mais cães de clientes. Entretanto um cliente dos cães pediu-me para fazer um fim de semana de 4 dias para mórmons. Criei algumas condições e dessas condições comecei a fazer campos de férias para crianças. Às tantas já eram os pais que queriam vir. Isto demorou nove anos a fazer e no fundo é um upgrade dos fins de semana em família, as atividades mantemos algumas, não temos as refeições, mas temos os pequenos almoços e outras condições“.

Entretanto passa uma senhora a recolher os pequenos almoços, que são colocados com um cestinho em frente da porta dos hóspedes.

Já lhe dissemos antes, mas é mesmo verdade, nesta herdade de 60 hectares, encontra o que precisa: uma experiência única de contacto com os animais mas também um local onde a privacidade é a palavra de ordem, aliás nós somos testemunhas, no caminho para a Herdade foram poucas as placas que encontrámos como lhe dissemos anteriormente, e José Carlos explica porquê “É de propósito, para proteger a privacidade dos hóspedes”.

José Carlos tentou criar um ambiente o mais natural possível “a particularidade é que os hóspedes podem participar nas atividades da quinta, paralelamente a essas atividades, tentámos criar um ambiente o mais natural possível dentro de um montado de sobreiros e pinheiros, em que não permitimos o abate de árvores, nalgumas casas as entradas até estão tortas de forma a não matarmos as árvores. As casas foram construídas consoante a natureza”.

Hotel para cães

Na Herdade tem algumas atividades que estão incluídas no valor da estadia “As atividades incluídas no valor da estadia são o uso do barco e da canoa no lago, qualquer pessoa pode chegar lá e andar à vontade. Temos também dois percursos pedestres: a rota longa e a rota curta que estão abertas e sinalizadas pela herdade. A rota longa tem 2.5km e a curta tem 1.5km, temos a alimentação dos animais às 10h30, temos o passeio de trator e alimentação das vacas às 11h00. As atividades extras que temos são o passeio a cavalo, as massagens e alugamos bicicletas também”.

Não pense que só nós é que temos direito a descontrair e disfrutar deste sossego, o seu cão também tem. José Carlos refere que as vantagens de deixar o seu cão são no hotel para cães são “o contacto com a natureza e o facto de não passearmos os cães à trela, eles passeiam sozinhos e soltos várias vezes por dia”. Está a imaginar já o seu peludo feliz a correr, em câmara lenta, pelo campo, ao som da música “I Want to Break Free” dos Queen, a abanar as orelhas e a dar ao rabo? Pois bem, nós também.

Futuro salão da Herdade Moinho Novo

Relativamente aos planos para o futuro, o proprietário revela que tem muitos e nós quisemos saber tudo. José Carlos contou-nos “aqui temos este salão que estamos a construir, a ver se está pronto para o ano, porque já temos 13 casamentos marcados para aqui. Tínhamos um projeto para o outro lado da Herdade, que foi rejeitado pela Câmara do Montijo, que era fazer outra unidade hoteleira, diferente desta, que teria um lago e cada casa teria uma piscina. Comprámos mais coisas em Canha, eu penso que o futuro são casas com piscinas privativas. Este ano as pessoas mudaram o chip, os portugueses conheceram Portugal, viraram-se mais para dentro e conheceram outra coisa sem sempre Algarve.  Queremos ainda colocar coisas para as pessoas fazerem check in e check out sozinhas”.

Herdade Moinho Novo

Questionámos o proprietário sobre o que mais gosta no projeto e, com um brilho nos olhos, de orgulho, conta-nos “o que eu gosto mais é a vista e o conforto da casa. Chegar à janela de manhã e ouvir os passarinhos. Não é por ser meu, mas transmite muita calma, é o ideal para recarregar baterias”. E não é que nós concordamos? Calma não falta.

As casinhas de madeira integram-se perfeitamente na paisagem e José Carlos escolheu que assim fosse porque “As casas de madeira faziam parte do meu imaginário, aliando isso à integração na Natureza e ao sucesso do próprio projeto, porque tenho a certeza que isso contribui 20 ou 30% para o sucesso do projeto, atrai as pessoas porque também é uma coisa diferenciadora”.

Quando entra numa casa, sente que está dentro de uma árvore, que por sua vez está inserida no seu habitat natural. A Herdade do Moinho Novo é um projeto inovador que se diferencia pela modernidade da sua construção, inserido numa exploração agrícola, onde pode experimentar como é viver no campo pelos dias que quiser. 

O ambiente é tão bom e único que até o burrinho saiu para se despedir de nós. Saímos da herdade por volta das 13h00, com a certeza de que regressaríamos como clientes, pela simpatia do proprietário e funcionários e pela experiência única que será passar um dia ou dois na Herdade. Mas não pense que nos esquecemos de si, também vai connosco, porque vamos contar-lhe tudo.

Herdade do Moinho Novo

Contactos

Herdade do Moinho Novo, Canha 2985-048 Montijo

938 307 972

casas@moinhonovo.com

Botão Voltar ao Topo