8 dicas para um trabalho produtivo e saudável a partir de casa

SAIBA MAIS:

Com o novo confinamento, uma grande parte dos trabalhadores portugueses regressou ao teletrabalho, passando a exercer a sua atividade a partir de casa. No entanto, este pode ser um verdadeiro desafio, sendo importante arranjar alternativas para conseguir manter o foco, a motivação e a produtividade, reduzindo a ansiedade.

Para ajudar, sugerimos oito dicas para que possa gerir e organizar o seu dia de trabalho da melhor forma, dentro da normalidade que é possível neste momento.

#1- Manter a rotina diária

Embora seja difícil, é importante manter as suas rotinas para que se aproxime o máximo possível da normalidade dos seus dias. O truque é fazer tudo como se fosse sair de casa. Tome o pequeno-almoço, mantenha a rotina de higiene pessoal diária, dispa o pijama e vista a sua roupa do dia-a-dia, e organize os horários de início e fim de período de trabalho e refeições. Mantenha a rotina, mas sem sair de casa, assim sentir-se-á preparado e motivado para mais um dia de trabalho.  

#2- Definir o espaço para trabalhar

Este é um passo muito importante. Deve criar e organizar a sua nova zona de trabalho e assegurar-se que tem todas as ferramentas que necessita. Dentro de sua casa, escolha um local onde possa manter a produtividade e concentração ao longo do dia, de preferência que tenha pouco ruído, uma temperatura confortável, arejado e com iluminação natural.

Deve ainda reajustar o mobiliário e equipamentos de trabalho de forma a ter o maior conforto, bem-estar e uma postura correta para trabalhar.

#3- Estabelecer um método de trabalho

Depois de criar o seu espaço, importa organizar o seu tempo e estabelecer um método de trabalho, o ideal é que seja o mais próximo possível daquele que tinha no seu local de trabalho. Deve manter o rigor no cumprimento do horário de entrada e saída, definir os períodos e as pausas de trabalho, fazer uma lista com tarefas diárias, prioridades e objetivos, organizando os seus dias. Procure sempre começar o dia com as tarefas mais importantes e executar depois as restantes.

#4- Faça pausas ao longo do dia

Faça pausas de alguns minutos como se estivesse no seu local de trabalho. Estes períodos devem implicar uma mudança de espaço e são importantes para recarregar energias e promover um regresso ao trabalho com mais foco e motivação.

#5- Manter o contacto com os colegas

Não fique mais isolado do que já está. Recorra às videochamadas, às plataformas digitais e aos chats para estar em contacto com os seus colegas e com a sua empresa. Manter a comunicação vai ajudá-lo a estar mais motivado e a não se sentir sozinho.

#6- Evite distrações

Trabalhar em casa tem uma infinidade de possíveis distrações, desde o telemóvel, aos aparelhos como a televisão, ou até as tarefas domésticas. Aconselhamos a que desligue as notificações e que atenda apenas as chamadas importantes. Desligue também todos os aparelhos à sua volta que o possam distrair.

Em muitos momentos o horário laboral pode cruzar-se com tarefas domésticas como lavar a loiça ou fazer uma máquina de roupa. O contrário também é válido, podendo levar a que o almoço seja feito em frente ao computador. Evite estas situações e procure separar o período laboral dos momentos de lazer e das tarefas domésticas.

#7- Manter uma boa alimentação

Não descure a importância de manter uma boa alimentação. Deve realizar uma alimentação completa, variada e equilibrada. Evite o ‘lixo alimentar’, mesmo em situações de stress emocional. Beba água com frequência ao longo do dia. Estes aspetos são essenciais para a manutenção do bem-estar físico e mental.

Prepare as refeições no dia anterior, principalmente o almoço. Assim pode aproveitar a pausa para esta refeição para descansar e não para cozinhar, garantindo que não alonga a sua hora de almoço devido à confeção de comida e limpeza da cozinha, assegurando uma pausa sem stress e preocupações.

#8 – Praticar exercício físico

Não use o facto de estar em confinamento como uma ‘desculpa’ para não praticar exercício físico. Esta prática é essencial para evitar o sedentarismo, favorecendo o bem-estar mental, além de o manter fisicamente ativo. O recurso a exercícios online pode ser uma boa solução e incentivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo