Como está o seu peso? 5 dicas para emagrecer depois das festividades

Após o Natal e o início do ano, trazemos algumas sugestões para quem procurou garantir uma alimentação mais equilibrada ou perda de peso para 2022.

É certo que já passam alguns dias desde a consoada de Natal ou até mesmo desde a passagem de Ano Novo, mas também é certo que estas festividades são sempre ocasiões para alguns hábitos alimentares excessivos. Agora, com as festividades a terminarem, queremos garantir que uma alimentação mais equilibrada e hábitos mais saudáveis fazem parte dos alvos a alcançar em 2022.

A verdade é que existem diferentes motivos pelos quais pode existir excesso de peso em alguém e, até mesmo as melhores soluções requerem um acompanhamento caso a caso. No entanto, sabemos o quão fundamental é existir um estilo de vida equilibrado e repleto de práticas saudáveis. Por isso, deixamos aqui algumas sugestões a ter em conta:

Seja intencional com a sua alimentação

Um dos passos fundamentais para uma alimentação mais equilibrada é simplesmente sermos intencionais com as refeições que ingerimos. Não há dica mais infalível do que procurar ter uma alimentação equilibrada no tipo de alimentos que ingere. Para tal, podem existir práticas que o ajudem a ter maior consciência dos seus hábitos alimentares.

Se tende a ser uma pessoa menos cuidadosa com a sua rotina alimentar, porque não estabelecer horas fixas para as refeições? Aliada a essa prática, procure preparar semanalmente os seus menus, para conseguir equilibrar a sua alimentação com os diferentes nutrientes que o seu corpo precisa.

Esta é uma prática que lhe permite assegurar não só uma alimentação certa, com doses balanceadas, mas também que lhe permite recorrer a uma prática correta nas compras. Para além de ser altamente organizativo, o hábito de planear os seus menus dá-lhe uma maior capacidade de gestão dos seus alimentos e da necessidade de repor o stock de casa, sem que exista um hábito de compra inconsciente da sua parte.

Ter uma alimentação regrada é muito importante para quem procure perder peso o controlar o mesmo.

O truque não passa por se privar de refeições, mas por distribuir pelo dia os seus momentos alimentares, ouvindo as necessidades do seu corpo.

Exercite-se regularmente

Quer seja uma ida ao ginásio ou o hábito de caminhar/correr ao final do dia, a prática regular de exercício físico tem de ser um dos hábitos essenciais para quem deseje controlar o seu peso ou até mesmo emagrecer. Não existe propriamente um workout milagroso que lhe faça perder peso, mas porque não procurar o que resulta melhor para si?

Se é uma pessoa com várias atividades durante o dia que lhe roubam tempo para se exercitar, porque não uma caminhada de 30 minutos logo de manhãzinha ou ao final do dia?

Procure a atividade que melhor resulta consigo, quer seja correr, caminhar, dançar, ir ao ginásio ou praticar um desporto. O fundamental é não ficar parado.

Com o tempo despendido para exercitar, o seu corpo não só começa a formar um físico diferente, como também melhora a sua resistência, acalma o seu corpo do stress diário, como também ajuda a estimular a sua produtividade. A prática de exercício constante deve ser algo a inserir na sua rotina diária.

Beber água ao longo do dia é fundamental para o controle de peso

Um corpo hidratado é um corpo são

Esta é uma das dicas fundamentais para melhorar a sua saúde: beber água constantemente. A água é fundamental para desinchar o seu corpo, como também para melhorar a sua digestão. No entanto, estes não são os únicos benefícios que uma prática regular de beber água lhe pode trazer.

Quer seja na regulação da temperatura corporal, na prevenção do aparecimento de pedras nos rins, no auxílio à circulação do sangue pelo corpo ou até no combate ao acne, estrias e celulite, a ingestão diária de água é essencial para manter a sua saúde em dia.

Muitos aconselham a beber 2 litros de água diários, no entanto o seu corpo sabe alertá-lo de quando é essencial hidratar-te.

Por isso, o melhor conselho para manter um corpo hidratado é mesmo saber ouvir o seu corpo.

Outro aspeto fundamental para controlar a hidratação do seu corpo é prestar atenção aos sinais, tais como a urina e as fezes, que lhe podem indicar se a quantidade de água ingerida é a essencial.

Dormir nunca é demais

Dormir é fundamental para manter um controle regulado do apetite. O sono é essencial para auxiliar os hormônios relacionados com o apetite, tais como a leptina, que resulta na diminuição do apetite e da ingestão de calorias. Uma boa noite de sono previne a desregulação dos níveis de leptina e auxilia assim na nossa tentativa de emagrecer.

Por outro lado, criar horários regulares para deitar e para acordar traz consigo outros benefícios fundamentais para manter o corpo são. É importante considerar os benefícios que uma prática de sono adequada ao nosso corpo têm na redução do stress, na melhoria do humor ou até mesmo na estimulação do raciocínio e da memória. O aconselhado é priorizar uma boa noite de sono, para que o seu corpo responda melhor durante o dia.

Aceite-se durante o processo

Pode procurar perder peso para adquirir um estilo de vida mais saudável ou então porque se encontra insatisfeito com a forma como se vê ao espelho. Seja ele o motivo que for que lhe a tentar estabelecer uma dieta, a chave fundamental para o sucesso é a aceitação de si mesmo.

Fazer dieta pode dar origem a um processo repleto de ansiedade e emoções negativas que o façam adotar condutas pouco saudáveis, como comer mal ou privar-se dos nutrientes que precisa. Por vezes, essa ansiedade pode até ser um bloqueio para a perda de peso.

Celebrar os pequenos resultados e manter-se fiel aos objetivos por si traçados é fundamental nesta caminhada.

Pode até procurar ajuda de especialistas que lhe apoiem nesta tarefa de viver a vida de forma mais saudável, mas não se esqueça do quão importante é respeitar-se e ser brando(a) com os seus limites.

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