Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

Conheça os benefícios de beber chá

Hoje, dia 15 de dezembro, celebramos o dia internacional do chá e, para tal, damos a conhecer os benefícios principais do chá para o dia a dia.

São várias as formas de tomar chá, há até quem não o dispense todos os dias. Outro preferem os momentos mais convidativos e frios para o tomar, mas o que é indiscutível são os benefícios que traz para quem os bebe. Seja chá frio ou chá quente, dia 15 de dezembro celebra-o como uma data internacional. Mas, afinal, que benefícios traz consigo?

O chá é uma bebida que, por si só, já carrega vários anos de vida. Surgiu bem no meio dos continentes asiáticos e era usado pelas suas propriedades medicinais. A Europa só viria a conhecer o sabor do chá séculos depois, na era dos descobrimentos. Portugal foi um dos primeiros países europeus a consumi-lo por conta dos seus navegadores, mas foi a Holanda que importou pela primeira vez um carregamento vindo da China.

Anos mais tarde, seria inserido entre as terras britânicas como o “típico chá das cinco”, sendo hoje uma das bebidas mais consumidas por toda a parte do mundo.

São vários os tipos de chá que encontramos à venda nos supermercados, desde chá de limão, erva-príncipe ou até cidreira, mas os mais leais à origem do chá distinguem-no entre infusão e chá na sua origem. Para estes apenas existem quatro tipos de chá que derivam da planta originária da China e Índia, são eles: chá verde, chá preto, chá branco e chá oolong.

No entanto, importa ressaltar o quão benéfico se torna incorporar chá nas nossas rotinas devido às suas propriedades flavonoides e antioxidantes que ajudam no combate e prevenção de doenças cardiovasculares. Para além destas propriedades, o chá contém ainda cafeina natural. .

As vantagens de beber chá são incontáveis e vários estudos têm comprovado estes benefícios.

Chá verde

O chá verde carrega consigo algumas propriedades fundamentais na ajuda a controlar o colesterol total e o LDL. A sua alta concentração de flavonoides pode também auxiliar no controle e perda de peso, mas ajuda também na prevenção de alguns cancros, como o da próstata, do estômago, da mama, do pulmão, dos ovários e da bexiga.

A grande quantidade de antioxidantes ajuda também a prevenir o envelhecimento precoce e a flacidez da pele. As suas propriedades antimicrobianas ajudam ainda no combate à gripe e constipação, bem como auxiliam na diminuição do risco de desenvolver periodontite.

Para além destes fatores, a ingestão de chá verde ajuda a melhorar o desempenho durante a prática de exercício físico, através do estímulo à utilização da gordura pelo organismo para gerar energia e aumentar, assim, o gasto calórico.

Chá preto

O consumo de chá preto, à semelhança do chá verde, ajuda na prevenção da ocorrência de um avc isquémico. Também ele é rico em antioxidantes, ajudando assim a prevenir o envelhecimento precoce. A forma como atua diretamente no sistema digestivo é uma ótima aposta para melhorar a digestão.

Atua também na diminuição do apetite, devido ao seu poder antioxidante e a sua alta concentração flavonoide. É um bom apoio no controlo dos diabetes e no combate a uma pele oleosa e com acne. Também o chá preto ajuda na prevenção de cancro e é rico em teína.

Chá branco

Segundo investigadores da Oregon State University, o chá branco parece ser o chá com maior potencial para ajudar a combater o cancro. Para além destes fatores, é rico em cafeína e por isso aumenta o metabolismo e estimula a queima da gordura.

Por conter polifenóis, ajuda a combater o envelhecimento precoce e no combate à retenção de líquidos. O chá branco é também um forte aliado na prevenção do stress, por conter por conter L-teanina, uma substância que favorece a produção de hormônios de prazer e bem-estar.

Chá oolong

Este é um dos chás mais consumidos na China e a sua principal vantagem prende-se com o controlo de colesterol total, triglicerídeos e LDL . Os antioxidantes polifenóis do chá ajudam a reduzir o açúcar no sangue e os níveis de insulina.

O consumo regular do chá oolong ajuda também na prevenção de doenças cardiovasculares, bem como auxilia na perda de peso, uma vez que aumenta o metabolismo e acelera a quantidade de gordura absorvida. Está também comprovado que o chá oolong previne a doença de Alzheimer e melhora a atenção e função cerebral.

À semelhança do chá branco, a presença de teína nas suas propriedades, torna-se altamente benéfico para aliviar momentos de ansiedade.

Em tudo, é importante reforçar que depende da quantidade consumida e do equilíbrio diário com a alimentação e com uma prática regulada de exercício físico. E o seu chá favorito, qual é?

Fontes: https://www.medis.pt/mais-medis/dieta-e-nutricao/uma-chavena-com-todos-os-beneficios-do-cha/ e https://www.tuasaude.com/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo