Bean Taste to Go: A loja e take-away de comida saudável com opções para todos os gostos

Ao entrarmos na Bean Taste to Go, a loja e take-away de comida saudável localizada na Avenida D. Afonso V, no Montijo, uma das frases escritas na parede salta à vista: “A escolha certa, preparado com amor, para a sua felicidade”, desvendando um pouco da essência deste negócio.
O espaço está aberto desde maio de 2019 e surgiu como resposta a uma necessidade que Mónica Araújo e o marido, José, sentiam enquanto residentes no Montijo. “Gostamos de nos identificar com uma alimentação saudável e não existia grande oferta para o nosso tipo de alimentação. Foi dessa necessidade que surgiu a ideia, decidimos abrir um take-away e fugir ao tradicional”.
“O que fazemos não é nenhum mistério. Agarramos num ingrediente e na pureza e qualidade do produto e trabalhamos a partir daí. A nossa maior luta é contra os industrializados, processados, refinados e tudo o que são açucares. Tentamos trabalhar com ingredientes alternativos e que nos tragam mais saúde”, explica Mónica.
Já passa da hora de almoço e Mónica, José, e a restante equipa preparam as refeições para o período do jantar e vão repondo os muitos espaços que ficaram vagos nas prateleiras e frigoríficos. A Bean Taste to Go abre diariamente do 12h00 até às 22h00, dispondo de refeições “desde o pequeno-almoço até ir dormir”, com opções para toda a família e para todos os gostos.



“Não somos fundamentalistas, a nossa loja não são só saladas e não é só comida vegetariana. Temos também pratos com carne e peixe, temos sopas, snacks e sobremesas. O nosso negócio não é só para pessoas jovens, é também para os pais e para as pessoas de mais idade que querem uma alimentação mais saudável”, refere Mónica.
Neste take-away é também possível adquirir produtos que não se encontram com facilidade no mercado. “Temos uma linha de pães e muffins certificada pela Associação Portuguesa de Celíacos e temos os queijos vegetais. Nas bebidas temos vinhos da região e uma linha de vinhos sem álcool”.
Na Bean Taste to Go a variedade é palavra de ordem. Com uma ementa própria com cerca de 90 produtos, desde bebidas, refeições, sopas, snacks e pastelaria, os pratos do dia são sempre diferentes. “Hoje vem à loja e encontra uma salada, amanhã essa salada já não vai cá estar e se calhar numa mais aparece”, explica José.
“A ideia é dar rotatividade e permitir que as pessoas que vêm à loja todos os dias encontrem uma coisa nova para poderem experimentar. Não é garantido que assim seja, mas temos esta variante dos pratos do dia, alguns notamos que são mais bem-sucedidos e vamos tendo com frequência, outros aparecem de vez quando”. Há pratos do dia que já se tornaram produtos por serem tão requisitados, como é o caso da sopa asiática, o ramen de pato e o ramen de camarão. Esta é outra das características deste negócio, a cozinha não é só portuguesa, mas de várias partes do mundo, “fazemos comida mexicana, árabe ou japonesa, sempre de forma saudável”. Já nas sobremesas o destaque vai para a tarte de chocolate vegan e o cheesecake de frutos vermelhos e banana.
Antes da Bean Taste to Go, Mónica e José eram proprietários de outro projeto, um atelier de cake design. Derivado a esse passado e à formação em pastelaria de Mónica, os bolos de aniversário, feitos por encomenda, são um produto com crescente procura.
“Fazemos bolos um bocadinho mais saudáveis, de uma forma rústica, sem grandes artifícios, sem aquela pasta carregada de açúcar por exemplo. As pessoas procuram imenso os bolos sem lactose ou sem a proteína do leite de vaca. Depois também podemos brincar um bocadinho e utilizar farinha sem glúten ou integral e colocar mel ou ácer em vez do açúcar em si”, explica Mónica.





A sustentabilidade e o desperdício alimentar são duas preocupações para os proprietários deste espaço. “O conceito da loja compreende a utilização de muitas embalagens, mas procuramos usar o menos possível o plástico e ter embalagens mais amigas do ambiente”, conta José. “Para todas as saladas e bowls oferecemos um molho à escolha num frasco de vidro. Temos uma campanha para recolha desses frascos. Por cada dois frascos o cliente tem um desconto de 20 cêntimos na conta, o que nos parece justo para o cliente, para nós e para o ambiente”.
A chegada da pandemia teve impacto na Bean, mas não foi devastador. “Tivemos quebras, mas não ficámos em perigo. Continuámos a trabalhar e começamos a trabalhar com a plataforma Uber Eats e a fazer entregas ao domicílio. É sempre desanimador e é duro, quando isto começou ainda não tínhamos um ano, somos uma empresa jovem, mas estamos com força e com garra para continuar”.
A força e garra para levar este projeto para a frente são evidentes e os planos para o futuro são muitos. “A ideia é criar pontos de venda e abrir mais lojas também. Recentemente estabelecemos uma parceria com uma clínica em Lisboa onde vamos criar um ponto de venda. Eles têm uma parte de cafetaria e comida que precisava de ser dinamizada e resolvemos arriscar. Estamos agora a trabalhar nesse processo que esperamos nas próximas semanas implementar”, conta José.
Enquanto conversamos as refeições para o período do jantar vão saindo da cozinha e repondo as prateleiras. O aroma que invade o espaço deixa qualquer um ‘com água na boca’ e com vontade de experimentar os pratos confecionados na Bean Taste to Go, onde a preocupação com a alimentação dos montijenses é o primordial.
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